sábado, 23 de julho de 2011

Poética Primordial

Mestre Nissen (1817-1891) fundador do Budismo Primordial HBS era um conceituado poeta japonês. Em sua vasta obra ele foi lendo, estudando o Tripitaka e depois transformava o ensinamento do Buda em magníficos versos.

A oterá (templo) Hoshoji, de Itaguaí - RJ, ao completar 50 anos, em 2009, publicou o “Calendário de Ensinamentos”. São 31 estrofes desse grande escritor que vamos, aos poucos ler, comentar, aprender e praticar, uma para cada dia do mês. O Calendário foi republicado na revista Lótus, nº 111, outubro de 2010.  www.budismo.com.br

Hoje, vejamos a vigésima terceira estrofe:

“A dúvida leva à perdição infernal.
Ao crer no Sutra Lótus comparecerá à Terra Pura de Buda. (n. 393)

O fio da salvação está sempre bem à nossa frente.
É a dúvida que tapa os nossos olhos”.

Comentário:

O número indicado no segundo verso, equivale à numeração geral dos textos de Nissen que estão sendo traduzidos para a nossa língua.

Sidarta Gautama, o Buda, alertou, já no século VI antes da Era Comum, isto é, antes de Cristo, que a energia da dúvida não é uma coisa boa. Leva ao ceticismo e depois vem outros estados negativos como ironia e até negação do
Ensinamento.

Uma coisa é a investigação saudável da Doutrina, com os questionamentos próprios do cotidiano, outra é a dúvida que nos leva ao desencanto.

A arte de crer no Sutra Lótus é um caminho criativo que aos poucos vamos desenvolvendo.

E por falar em Terra Pura do Buda, convém lembrar que a HBS está começando uma campanha para construirmos e consolidarmos no interior do estado de SP, a Terra Pura do Buda Primordial no Brasil. É uma fazenda com vegetação maravilhosa, tudo devidamente dentro do âmbito da ecologia e sustentabilidade.

Lá faremos retiros, estudos, passeios e afins. Veja no site acima, participe, colabore.