domingo, 2 de junho de 2019

Vivendo e Recitando Odaimoku



ACPBR 4 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões

Antonio Carlos Rocha

“Pela alegria de encontrar
Com o único Darma Sagrado,
Nunca se esqueça de orar
Namumyouhourenguekyou”.

Reflexão:

Nesta estrofe o Mestre Nissen (1817-1891) explica que ao entrarmos em contato com a Doutrina Budista, há em nosso interior uma alegria imensa. Como se tivéssemos encontrado uma jóia preciosa, e de fato achamos.

Novamente ele diz que as várias correntes, linhagens, escolas, veículos constituem um só Caminho, o Darma, o Ensinamento do Senhor Buddha.

E, fechando a mensagem esclarece, nunca devemos nos esquecer de que a oração é básica e a melhor forma é recitarmos o mantra Namu Myou Hou Rengue Kyou, que na HBS = Budismo Primordial, que ele Nissen, fundou, se escreve tudo junto, indicando uma recitação contínua, como se nunca fôssemos parar de repetir.

Costumo interpretar o mantra como “Eu me Refugio nos Ensinamentos Literários do Sutra Lótus”.

Fonte: página 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, 2017, HBS.

quinta-feira, 30 de maio de 2019



ACPBR 3 = Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões.
Antonio Carlos Rocha
“É lamentável as pessoas,
Que de tanto ouvirem falar
Sobre o único Darma Sagrado,
Já não valorizam o encontro”.

Reflexão:

Mestre Nissen quer nos dizer que, no início, no primeiro contato com a doutrina, muitas vezes ficamos embevecidos, maravilhados, mas depois, vamos banalizando o ensinamento, tratando-o com displicência.

Ele frisa que o Darma, o caminho, a Lei, é único, ainda que tenha várias facetas. Mas, por mais que o ouçamos, devemos continuar reverenciando-o.

Contudo, à medida que estas pessoas aprenderem a Mensagem, irão paulatinamente, tratar com reverência a Doutrina.

Fonte: pág. 17, Coletânea de Versos do Budismo Primordial, HBS, 2017.




quarta-feira, 29 de maio de 2019

Anotações Coletânea Primordial Budista Reflexões 2



ACPBR 2
Antonio Carlos Rocha
“O mistério se desfaz
Pelo elo do único Darma.
Sozinho fico aqui
Chorando de alegria”

Reflexão:

Esta é a segunda estrofe da Coletânea de Versos do Budismo Primordial, autoria do Mestre Nissen, publicada em 2017, pela HBS = Honmon Butsuryu Shu = Budismo Primordial.

O citado fundador desta linhagem sempre falava em elo, a nossa ligação com o Darma do Senhor Buddha. Através da prática devocional ele compreende a importância da Doutrina do Sutra Lótus e mesmo estando sozinho, emocionado ele chora de alegria., verificando que, se está sozinho no plano físico, espiritualmente está com muitos budas, bodhisatvas e seres celestiais.

Nós também, os praticantes/estudantes/aprendizes ficamos felizes com as bênçãos emanadas destas Luzes advindas do Buddha Primordial, o Adhi-Buddha e seus amigos invisíveis para alguns.

Mas todos (as) podem sentir estas belas presenças.