quarta-feira, 4 de junho de 2008

Núcleo Shakamuni, boletim nº 22, junho/2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, junho/2008, nº 22, Ano II
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
Os Olhos do Dragão

“Certa vez, na China, um artista pintou na parede do Templo Anrakuji dois enormes dragões. As obras ficaram maravilhosas, mas não haviam sido pintadas as íris nos olhos dos dragões. Perguntado sobre o porquê, o pintor disse que se pintasse, o dragão adquiriria vida e sairia voando para nunca mais voltar. Como todos insistiram que pintasse, ele pintou, e como havia avisado, os dragões criaram vida e voaram para o céu. Desde então, até hoje é regra, quando pinta-se um dragão, pintar o olho e a íris por último. Assim, o dragão por completo poderá sobrevoar carregando toda a sua misticidade. Segundo o Sutra Lótus, o dragão, é um dos protetores do devoto do Sutra Lótus”
O trecho acima está na página 50 do livro citado abaixo.
As íris nos olhos do dragão são as nossas íris. Através deste caminho espiritual podemos nos libertar da roda do samsara, voar para o céu e de lá continuarmos com a nossa missão de expandirmos o Darma Sagrado. Podemos e devemos transformar esse mundo para melhor, com os olhos místicos e as lentes de novas íris enxergarmos a vida sob a dimensão primordial, búdica, espiritual.
Tenhamos a plena certeza, pois está assim no Sutra Lótus, os dragões da lenda acima, são as divindades, os seres de Luz que nos protegem na caminhada terrena.
Hakuan
----------------------------------------
A Força do Elo
“Este ano marca 100 anos de budismo, cem anos da imigração japonesa, é memorável demais. Durante todo esse tempo que se passou, não sei quais ventos me levaram a assumir a importante missão de elaborar esta biografia, algo totalmente além da minha capacidade. Sem descendência japonesa e procedência tradicional, como diria o provérbio japonês “Sei lá a qual cavalo pertence este osso!”. Inicialmente titubeei, mas ao ser solicitado pelos membros da comissãodos 100 anos do Budismo Primordial HBS, aceitei a missão. Agora vejo que até mesmo todas as minhas fraquezas, me favoreceram. Sinto algo muito mais forte que qualquer capacidade, acima de tudo, o que Ibaragui sentiu toda a vida, a força do elo. Isso me faz crer, que era importante eu fazer para encontrar a minha identidade interligada a essa maravilhosa história.
Agradeço à Imagem Sagrada do Gohonzon, Namumyouhourenguekyou, aos meus mestres, Nishimura Nitiji e Mimaque Nitigue, ao meu padrinho de ordenação, Mizoguti Akira, parente de Ibaragui, à confiança do Arcebispo Saito e 12º Arcebispo Takassaky, demais bispos, sacerdotes e, principalmente a todos os fiéis e à família que sempre, durante esses 30 anos de carreira, me apoiaram. Nos templos do Budismo Primordial HBS, fui criado por todas as gerações japonesas. Familiarmente possuo descendências italiana, portuguesa, africana e turca, tão miscigenado assim, sinto-me produto dos 100 anos, muito brasileiro.
Agradecerei qualquer orientação que possa enriquecer mais ainda essa história e, com profunda gratidão e determinação, prometo me esforçar para continuar expandindo o Darma Sagrado. Não só Buda como também os grandes mestres são meus maravilhosos ideais, todavia, seguirei os passos de Ibaragui para chegar até eles. (pág. 438 do livro O que é Primordial, Budismo 100 anos, Centenário da Imigração Japonesa, 2008), de Kyohaku Correia.

Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – toda quarta-feira, às 19:15 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.


O QUE É PRIMORDIAL - Posfácio

“Este ano estamos comemorando os cem anos da Imigração Japonesa e também o Centenário do Budismo Primordial, Honmon Butsuryu-Shu (HBS) do Brasil.
A história do budismo no Brasil se confunde com a própria história da imigração japonesa, pois quando o navio da primeira leva, Kasato-maru, atracou em Santos, no dia 18 de junho de 1908, o fundador Ibaragui Nissui, se encontrava a bordo para difundir o Darma Sagrado e proporcionar as bênçãos.
2008 será um ano histórico e inesquecível a todos nós. Precisamos demonstrar a gratidão e festejar em grande estilo. Em homenagem ao nosso Fundador, várias metas foram estabelecidas tais como: a conversão, a construção do museu, a efetivação de um sacerdote em cada templo, tradução das Três Escrituras Sagradas de Nitiren e outras.
Graças a este ensejo ímpar, o grande sonho da biografia completa de Ibaragui Nissui Shonin, alimentado há vários anos, se tornou realidade. Com isso, a vida de um verdadeiro ser altruísta, Hongue no Bossatsu, está sendo eternizada, para que a sua história de luta, renúncia e de compaixão passe de geração à geração.
Gostaria de parabenizar o sacerdote e autor, Bispo Kyohaku Correia, pelo esforço e determinação na concretização dessa importante obra. Agradeço a todos que contribuíram de alguma forma para esta elaboração. Mais uma meta do Centenário concretizada !
“Aquele que expande
o Namumyouourenguekyou,
levando bênção ao mundo,
é um Bodhisattva Primordial.”
(Verso Nissen, nº 1750)

- O texto acima, de autoria do 11º Arcebispo da HBS do Brasil, Hoomei Saito, encontra-se na página 433, do citado livro -

Nenhum comentário: