domingo, 1 de setembro de 2013

Primeira Estrofe do Sutra Lótus



Capítulo 1

“Por que, ó Manjushri, esse raio de luz.
Difundindo seu resplendor,
Foi emitido pelo Guia dos Homens
Desde o círculo de pelos entre suas sobrancelhas
- esse único raio de luz?”*

Os capítulos do Sutra Lótus no início tem um texto em prosa, e depois os versos. Um confirma o outro, um explica o outro. Esta repetição permite melhor a fixação, possibilita que o devoto grave o ensinamento.

Manjushri é o Bodhisatva da Sabedoria, simboliza o leitor, o praticante, o aprendiz, somos todos bodhisatvas no caminho da iluminação, da sabedoria, do aprendizado.

O raio de luz significa que as energias de bênçãos do Senhor Budddha está onde nós estivermos, no plano físico visível e nos demais planos invisíveis.

O texto em prosa declara que a partir deste fato todas as coisas tornaram-se esclarecidas.

O foco de luz que sai da “terceira visão” do Mestre Buddha ilumina todo o cosmos, não apenas a Terra, mas todos os planetas e longínquas galáxias com seus milhares de corpos celestiais, impossível de se contar, de se mensurar, de se medir.

Este foco de luz quer dizer que nós podemos e devemos desfrutar das muitas bênçãos advindas deste raio de luz, único porque é perene. Eterno, infinito. Esta Luz sempre existiu e vai existir sempre.

Portanto, mentalize-a, visualize-a, fale com ela, agradeça, medite, ore, entoe preces e mantras, converse com ela. É a luz do Criador, do Buddha Primordial.

(*) Edição em português, publicada nos Estados Unidos, por Editorial Primordia.  Tradução com o apoio da linhagem budista japonesa Reiyukai, 624 páginas.


Nenhum comentário: