sábado, 5 de abril de 2014

Reverências ao Sexo Feminino



Respeitar a Mulher

No momento em que o Brasil tem um importante debate sobre “Respeitar a Mulher” em todas as áreas, me lembrei de um opúsculo do Reverendo Jorge Bertolaso Stella, pastor da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, editado pela Imprensa Metodista.

Estudioso e pesquisador da língua sânscrita, no início do século 20; o que me chamou a atenção, em sua vida e obra, é que ele era um protestante ecumênico. Traduziu o Rig Veda, a Baghavad Gita e escreveu vários livros, livretos e afins às Religiões Comparadas.

O opúsculo citado tem como título: “Provérbios da Família”, a primeira parte fala do Amor, a segunda do Esposo, a terceira da Esposa, a quarta dos Filhos e encerra com o que ele chamou de Sustento, que seria Deus: “Aquele que fez brancos os cisnes, verdes os papagaios e variegados os pavões, esse proverá o teu sustento”.

Outro aforismo: “Dez brâhmanes são sobrepujados em dignidade por um guru; dez gurus por um pai; porém a dignidade de uma mãe sobrepuja a de dez pais e a toda a terra”.

São pequenos aforismos inspirados na imensa e antiquíssima Literatura Sânscrita e o autor destinava a publicação aos noivos em vias de celebrar o casamento.

O pastor Jorge nasceu na Itália, em 01/agosto/1888. Tomou posse no pastorado da referida Igreja em janeiro de 1933. Ficou lá até a Emerência.

Entre outros, escreveu ainda: “Introdução aos Upanixads”, “História das Religiões”, “Provérbios da Índia”.

Grande Escritor !

Nenhum comentário: