“Ore o Odaimôku* mesmo se estiver,
andando, em casa, sentado ou deitado.
Orar significa se iluminar
no estado presente”.
(*) Odaimôku é a recitação contínua do Mantra Sagrado Namu Myou Hou Ren Gue Kyou.
- A poesia acima é do Mestre Nissen (1817-1891), fundador da Tradição HBS. A estrofe foi publicada originalmente na revista Lótus, página 22, nº 89, ano 8, fevereiro de 2007.
- A prática de Odaimôku é uma forma de Plena Atenção. Ou seja, em qualquer situação podemos e devemos recitar o mantra.
- Satipathana Sutta, é texto transmitido pelo Buda Primordial Shakamuni, em língua páli, que estabelece a meditação vipássana (visão interior):
- “A Visão Interior resume-se na frase “Sede atentos!”, o que quer dizer, em Atenção, sati, isto é, observar as coisas atentamente, profundamente, detalhadamente, e estar plenamente consciente de tudo o que se passa no Aqui e Agora, tanto na meditação sentada, como em pé, caminhando, trabalhando etc.” (página 88, do livro Budismo: psicologia do autoconhecimento, editora pensamento, de Dr. Georges da Silva & Rita Homenko).
- O autor, Dr. Georges, foi presidente da SBB – Sociedade Budista do Brasil, no período 1973-76 e na feitura do livro contou com a colaboração do monge japonês Soto Zen, Kiugi Tokuda – hoje radicado em Paris – e do brasileiro, professor Kaled Amer Assruy (ex-monge Theravada, Bhikkhu Dhammanando), além de leigos como o professor doutor Rogel Samuel.
- Esclareça-se que, com o passar dos séculos, várias linhagens adotaram e adaptaram diferentes formas de Vipássana. Mas que, na essência, constituem uma só forma de Plena Atenção.
sábado, 5 de abril de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário