sexta-feira, 9 de julho de 2010

Budismo e Protestantismo

Tivemos no último mês, ao longo de quatro semanas, encontros maravilhosos com os amigos e irmãos da IRE – Igreja Reformada Ecumênica, um grupo de protestantes reformados coordenado pelo jovem pastor Alexandre Marques Cabral.

Os encontros constituíram o seminário “Budismo – Teoria e Prática”. Foi muito bom estudarmos sutras, recitarmos mantras e praticarmos meditação budista em uma igreja evangélica, que tem como um de seus patronos o grande pastor Neemias Marien, já falecido, com quem tivemos a honra de conversar algumas vezes, em congressos e na antiga igreja, em Copacabana, onde ele pastoreava.

Alexandre é formado em Filosofia e Teologia, professor do Colégio Pedro II – RJ, cursa o Doutorado em Filosofia na UERJ. Publicou, recentemente, Heidegger E A Destruição Da Ética, co-edição Mauad/UFRJ, 208 páginas, sua dissertação de Mestrado no IFCS-UFRJ, sob a orientação de Gilvan Fogel, que também foi nosso professor, nos anos 1990.

A originalidade da IRE é que eles reúnem-se em uma residência, na Rua Toneleros, Copacabana.

No último encontro, contamos com a presença de um padre colombiano, radicado no Brasil há muitos anos.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá tudo bem? Poderiam me passar o e-mail ou algum outro contato do pastor Alexandre. Meu noivo é buddhista e eu sou protestante. Convidaremos a monja Coen sensei para juntamento com um pastor realizar nossa cerimônia. Gostaria de convidar o pastor Alexandre. Podem enviar, por gentileza para, prinutufrj@gmail.com

Grata,