segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Batto Kannon

Batto Kannon* é a emanação de Kuan Yin (Avalokiteswara) protetora dos animais. Sua compassiva doçura abrange todo o reino animal, mas tem uma forma irada que aparece com uma cabeça de cavalo para proteger todos os seus filhos do reino animal.

Kuan Yin mora em plano espiritual chamado Céu dos 33, isto significa que ela tem 33 formas diferentes de se apresentar aos “ejercitantes” (praticantes, iniciados) como dizem os budistas espanhóis.

Os animais, todos, são nossos irmãos e irmãs, nossa gratidão e reverência a eles que embelezam e muito ajudam, das mais diversas formas, nossas vidas. E também os nossos sinceros pedidos de perdão; por motivos vários, a espécie humana se alimenta deles.

O Budismo afirma que os seres humanos podem reencarnar em animais, vegetais, minerais ou em outras dimensões invisíveis. Quem sabe, mais adiante seremos alimentos de diferentes espécies ...

(*) confira na página 104 do excelente livro, Mikkyo – Budismo Esotérico Japonés, de José M. Collado, Shinden Ediciones, 2007.

O estudioso e praticante espanhol escreveu uma obra de fôlego, 660 páginas, com muitas fotos, ilustrações, tabelas e diagramas sobre as escolas Tendai e Shingon, bem como suas derivadas: Tendai com 19 ramos ou sublinhagens; Shingon com 47 ramos ou subescolas.

Collado, que se dedica ao Dharma faz 40 anos, reside em Valadolid, cidade onde faleceu o navegante Cristóvão Colombo.

O autor tem iniciação no Japão, nas sedes das duas superlinhagens majoritárias e autorização para transmitir o Dharma do Buda no Ocidente, é leigo.

Convém lembrar que nosso Grande Patriarca, Nichiren (1222-1262), aos 11 anos, órfão de pai e mãe, foi adotado pela escola Tendai, aos 16 obteve a plenitude dos votos e ordenação monástica. Nichiren também estudou na escola Shingon.

www.shinden-ediciones.com

sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz 2011 Patriarca Nitijyou

Fiéis do Budismo Primordial, Feliz Ano Novo.

Rogo para que neste ano todos fortaleçam a prática da fé, e que a paz e a tranquilidade reinem em todos os corações, trazendo harmonia na família e muita saúde.

No ano passado, a palavra “Divisas” me marcou expressivamente. Isso devido a alguns acontecimentos ocorridos na Ásia. Como exemplo, cito o impasse nas negociações sobre a inclusão do Japão na “Parceria Trans-Pacífico”, em que o governo japonês teme o prejuízo dos agricultores com a abertura de mercado.

Outro episódio marcante foi o choque de um pesqueiro chinês com um navio da guarda costeira japonesa nos mares da Ilha de Senkaku, região de disputa por divisas territoriais, reativando a crise diplomática entre os dois países.

Além disso, ocorreu a visita surpresa do presidente da Rússia à Ilha Kunashiri, que faz parte da “Disputa dos Territórios do Norte”. São disputas que envolvem problemas de divisas terrestres, marítimas e aéreas do Japão. Tudo isso me fez refletir sobre o que significa internacional e fronteiras de um país. Por todas essas contendas, do fundo do coração, rogo pela concórdia mundial.

Em nossa Religião, teremos em 2013 um grandioso evento: “Os 550 anos de falecimento do Grande Mestre Nitiryu Daishounin”. Para marcar esta data foi estabelecido o movimento “Formação de Bodhisattvas Primordiais”, com as seguintes diretrizes:

- Aumento e capacitação de sacerdotes para liderarem a expansão no futuro.
- Aumento e capacitação de dirigentes de Templos e monitores de grupo que herdarão cargos no futuro.
- Aumento de fiéis ativos através da formação de novos diretores.

No começo do ano passado, na matriz mundial, realizamos “O Encontro dos Bispos e Presidentes de Templos”, dando início assim a este movimento. E neste novo ano é preciso o engajamento de todos, para daqui a três anos conseguirmos concretizar estes três objetivos. Formar Bodhisattvas Primordiais é formar devotos expansionistas. O devoto expansionista é aquele que realiza a jornada da expansão junto à sociedade, é aquele que se alegra pela prática de Bodhisattva como a grande viagem desta vida. Não anseia por um resultado, mas saboreia o processo. Em termos religiosos é alguém que se orgulha em fazer parte do pelotão de frente, e que se deleita neste procedimento chamado de “Prática da causa mística primordial”.

Encaminhar as pessoas relutantes deste mundo para o caminho puro da fé do Budismo Primordial deve ser uma ação de que todos nós, servos de Buda, precisamos nos conscientizar e priorizar para expandir, com orgulho, júbilo e gratidão. Obtendo essas concretizações a expansão encontrará a sua força motriz e seguirá por si só. A missão é árdua, por isso vamos nos esforçar.

Citação do Grande Mestre Nitiren Dai Bossatsu:

“O clarear do céu torna a Terra visível. Quem conhece o Sutra Lótus não há como desconhecer a lei do mundo”. (fonte: Coleção Nitiren vol. 1 pag. 720 - escritura: A Quintessência da Imagem Sagrada)

Se a política, a economia, se as idéias e a cultura estiverem embasadas em uma religião, tudo será encaminhado e desenvolver-se-á corretamente.

Conclamo todos os fiéis a renovação da fé, maior determinação e devoção na prática correta da fé, para finalmente adquirir forças e salvar nem que sejam três, cinco pessoas, quantas forem, do lamaçal dos sofrimentos e en-caminhálas a uma vida feliz e de retidão.

Gostaria que compreendessem, que um fiel poderia representar apenas uma gota, mas que de gota em gota tudo pode se transformar em um oceano de expansão. Isto é o que chamo de “Multiplicação da HBS”.

Vamos juntos, nos esforçar na prática de Bodhisattva, para que neste ano, a expansão cresça conseguindo levar o brilho da esperança e da felicidade a cada vez mais pessoas neste mundo.

Ano novo de 2011
Honmon Butsuryu Shu
24º Sumo Pontífice Nitijyou

fonte: boletim, janeiro/2011, Templo Hoshoji, Itaboraí-RJ.