sábado, 1 de janeiro de 2011

Feliz 2011 Patriarca Nitijyou

Fiéis do Budismo Primordial, Feliz Ano Novo.

Rogo para que neste ano todos fortaleçam a prática da fé, e que a paz e a tranquilidade reinem em todos os corações, trazendo harmonia na família e muita saúde.

No ano passado, a palavra “Divisas” me marcou expressivamente. Isso devido a alguns acontecimentos ocorridos na Ásia. Como exemplo, cito o impasse nas negociações sobre a inclusão do Japão na “Parceria Trans-Pacífico”, em que o governo japonês teme o prejuízo dos agricultores com a abertura de mercado.

Outro episódio marcante foi o choque de um pesqueiro chinês com um navio da guarda costeira japonesa nos mares da Ilha de Senkaku, região de disputa por divisas territoriais, reativando a crise diplomática entre os dois países.

Além disso, ocorreu a visita surpresa do presidente da Rússia à Ilha Kunashiri, que faz parte da “Disputa dos Territórios do Norte”. São disputas que envolvem problemas de divisas terrestres, marítimas e aéreas do Japão. Tudo isso me fez refletir sobre o que significa internacional e fronteiras de um país. Por todas essas contendas, do fundo do coração, rogo pela concórdia mundial.

Em nossa Religião, teremos em 2013 um grandioso evento: “Os 550 anos de falecimento do Grande Mestre Nitiryu Daishounin”. Para marcar esta data foi estabelecido o movimento “Formação de Bodhisattvas Primordiais”, com as seguintes diretrizes:

- Aumento e capacitação de sacerdotes para liderarem a expansão no futuro.
- Aumento e capacitação de dirigentes de Templos e monitores de grupo que herdarão cargos no futuro.
- Aumento de fiéis ativos através da formação de novos diretores.

No começo do ano passado, na matriz mundial, realizamos “O Encontro dos Bispos e Presidentes de Templos”, dando início assim a este movimento. E neste novo ano é preciso o engajamento de todos, para daqui a três anos conseguirmos concretizar estes três objetivos. Formar Bodhisattvas Primordiais é formar devotos expansionistas. O devoto expansionista é aquele que realiza a jornada da expansão junto à sociedade, é aquele que se alegra pela prática de Bodhisattva como a grande viagem desta vida. Não anseia por um resultado, mas saboreia o processo. Em termos religiosos é alguém que se orgulha em fazer parte do pelotão de frente, e que se deleita neste procedimento chamado de “Prática da causa mística primordial”.

Encaminhar as pessoas relutantes deste mundo para o caminho puro da fé do Budismo Primordial deve ser uma ação de que todos nós, servos de Buda, precisamos nos conscientizar e priorizar para expandir, com orgulho, júbilo e gratidão. Obtendo essas concretizações a expansão encontrará a sua força motriz e seguirá por si só. A missão é árdua, por isso vamos nos esforçar.

Citação do Grande Mestre Nitiren Dai Bossatsu:

“O clarear do céu torna a Terra visível. Quem conhece o Sutra Lótus não há como desconhecer a lei do mundo”. (fonte: Coleção Nitiren vol. 1 pag. 720 - escritura: A Quintessência da Imagem Sagrada)

Se a política, a economia, se as idéias e a cultura estiverem embasadas em uma religião, tudo será encaminhado e desenvolver-se-á corretamente.

Conclamo todos os fiéis a renovação da fé, maior determinação e devoção na prática correta da fé, para finalmente adquirir forças e salvar nem que sejam três, cinco pessoas, quantas forem, do lamaçal dos sofrimentos e en-caminhálas a uma vida feliz e de retidão.

Gostaria que compreendessem, que um fiel poderia representar apenas uma gota, mas que de gota em gota tudo pode se transformar em um oceano de expansão. Isto é o que chamo de “Multiplicação da HBS”.

Vamos juntos, nos esforçar na prática de Bodhisattva, para que neste ano, a expansão cresça conseguindo levar o brilho da esperança e da felicidade a cada vez mais pessoas neste mundo.

Ano novo de 2011
Honmon Butsuryu Shu
24º Sumo Pontífice Nitijyou

fonte: boletim, janeiro/2011, Templo Hoshoji, Itaboraí-RJ.

Nenhum comentário: