Batto Kannon* é a emanação de Kuan Yin (Avalokiteswara) protetora dos animais. Sua compassiva doçura abrange todo o reino animal, mas tem uma forma irada que aparece com uma cabeça de cavalo para proteger todos os seus filhos do reino animal.
Kuan Yin mora em plano espiritual chamado Céu dos 33, isto significa que ela tem 33 formas diferentes de se apresentar aos “ejercitantes” (praticantes, iniciados) como dizem os budistas espanhóis.
Os animais, todos, são nossos irmãos e irmãs, nossa gratidão e reverência a eles que embelezam e muito ajudam, das mais diversas formas, nossas vidas. E também os nossos sinceros pedidos de perdão; por motivos vários, a espécie humana se alimenta deles.
O Budismo afirma que os seres humanos podem reencarnar em animais, vegetais, minerais ou em outras dimensões invisíveis. Quem sabe, mais adiante seremos alimentos de diferentes espécies ...
(*) confira na página 104 do excelente livro, Mikkyo – Budismo Esotérico Japonés, de José M. Collado, Shinden Ediciones, 2007.
O estudioso e praticante espanhol escreveu uma obra de fôlego, 660 páginas, com muitas fotos, ilustrações, tabelas e diagramas sobre as escolas Tendai e Shingon, bem como suas derivadas: Tendai com 19 ramos ou sublinhagens; Shingon com 47 ramos ou subescolas.
Collado, que se dedica ao Dharma faz 40 anos, reside em Valadolid, cidade onde faleceu o navegante Cristóvão Colombo.
O autor tem iniciação no Japão, nas sedes das duas superlinhagens majoritárias e autorização para transmitir o Dharma do Buda no Ocidente, é leigo.
Convém lembrar que nosso Grande Patriarca, Nichiren (1222-1262), aos 11 anos, órfão de pai e mãe, foi adotado pela escola Tendai, aos 16 obteve a plenitude dos votos e ordenação monástica. Nichiren também estudou na escola Shingon.
www.shinden-ediciones.com
segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário