domingo, 8 de maio de 2011

HBS e a Região Serrana do Rio

Arigatougozaimassu.

Chamo-me Ingrid Yuri Sagava, sou fiel do Templo Hoshoji e gostaria de relatar a cerimônia de entrega dos donativos, arrecadados no início deste ano de 2011 às vítimas da enchente da região serrana do Estado do RJ.

No dia 3 de abril de 2011, 20 fieis participaram deste ato e ao meio-dia nos encontramos na casa do fiel Paulo Yoshiaki Oki, que gen-tilmente cedeu sua residência para o nosso ponto de encontro. Graças a esta família,  neste dia pudemos entregar as doações, pois eles procuraram a entidade e intermediaram todas as conversas.

Saímos em comboio, passamos por uma rua estreita e depois por uma tortuosa estrada, ainda com barro nas laterais. Pelo caminho vimos um pouco dos estragos; de um lado um barranco de terra vermelha recém caído, do outro um vazio, um abismo formado pela força extraordinária da Terra, desceu e levou tudo o que estava pelo caminho. Vimos este cenário repetidas vezes.

Chegando mais próximo do local, vimos pedras muito grandes partidas e os destroços do que antes era um carro, agora de cabeça para baixo e sujo de lama.

O local onde nos encontramos com os responsáveis pela Pastoral da Criança foi uma escola municipal, pois a sede local que ficava ao lado de uma igreja católica foi destruída pelas chuvas. O sacerdote Jyunsho Yoshikawa iniciou a Cerimônia de entrega dos donativos com uma apresentação sobre o Budismo Primordial e depois ensinou todos os presentes a rezar o NAMUMYOUHOUREN-GUEKYOU. Eles começaram a rezar mesmo com timidez, aos poucos o local todo se encheu com o mantra sagrado e nós, fiéis, embarcamos também na pronúncia do NAMUMYOUHOURENGUEKYOU.

Depois da entrega simbólica de todos os donativos, houve agradecimentos e demonstrações do trabalho realizado pela Pastoral da Criança. Um trabalho muito importante já que, muitas famílias moram longe do centro, são carentes de tudo e agora perderam o pouco que tinham. Há um acompanhamento desde o momento em que se descobre a gravidez até mais ou menos onze anos de idade da criança. Depois dessa idade há outro tipo de acompanhamento.

O Diácono da Igreja que sediava a Pastoral e sua esposa nos guiaram e acompanharam ao que restou da sede. Vimos somente o piso e alguns alicerces, nada mais. Contaram-nos que pedras enormes rolaram morro abaixo e derrubaram a igreja e com isso as atividades foram interrompidas por tempo indeterminado.

A HBS do Brasil conseguiu arrecadar R$6.474,50, mas havia uma preocupação de que este donativo realmente chegasse integralmente nas mãos de quem precisava. O mais simples seria depositar esta quantia em alguma conta bancária como a da Cruz Vermelha, mas não haveria nenhum aprendizado, por isso também houve esta preocupação e fizemos questão de comprar o que foi pedido como necessidade na própria cidade de Nova Friburgo, para ajudar o comércio local e entregar tudo pessoalmente às vítimas desta catástrofe. Todo este desprendimento foi válido, ver de perto a destruição, sentir e compartilhar o sofrimento diretamente com as vítimas de uma grande enchente nos faz refletir e agora consigo imaginar, por exemplo, o que os japoneses da região nordeste estão passando por causa do terremoto e tsunami. Orar... É a única ação que podemos realizar de casa, independente da situação e local.

Ao final desse dia longo fiquei agradecida pela experiência de poder ajudar, mesmo que com muito pouco, frente a toda catástrofe que presenciei. Garanto a todos que puderam contribuir que a ajuda foi muito bem vinda e que todos que receberam os donativos se sentiram muito agradecidos.
Espero poder participar de outras atividades como essa, pois sem dúvida elas fazem parte do caminho de Bossatsu (Bodisatva).

Arigatougozaimashita.

(texto de Ingrid Yuri Sagava, boletim on line, Templo Hoshoji, Itaguaí, RJ, maio/2011) .

Nenhum comentário: