segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Filologia Bíblica



Caridade = Amor

O presente artigo está no campo da Filologia Bíblica, Ecdótica Bíblica, que consiste em estudarmos e compararmos minuciosamente textos bíblicos.

Tenho na minha frente três edições da Bíblia: a primeira de 1978, IBB – Imprensa Bíblica Brasileira, edição revista e corrigida; a segunda Bíblia de Estudo Pentecostal, da CPAD – Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 1995; e a terceira da Sociedade Bíblica do Brasil, edição revista e atualizada, 1994.

Tomemos por base a referência da Primeira Epístola aos Coríntios do Apóstolo Paulo, capítulo 13:1-13. Trecho bastante conhecido como O Dom Supremo. As duas primeiras edições falam em caridade e a última “atualizada” fala em amor.

Deduzimos então que, em termos bíblicos Caridade e Amor são sinônimos.

Vejamos a edição de 1978, não fala na palavra amor, o título já é um pouco diferente: “A suprema excelência da caridade”.

1 – Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse caridade, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 – E ainda que tivesse o dom de profecia e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, e maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse caridade, nada seria.

3 – E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse caridade, nada disso me aproveitaria.

4 – A caridade é sofredora, é benigna, a caridade não é invejosa, a caridade não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 – Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal.

6 – Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 – Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 – A caridade nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência desaparecerá;

9 – Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 – Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 – Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 – Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 – Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e a caridade, estas três, mas a maior destas é a caridade.”

Portanto, podemos dizer: “Tenho amor por você” = “Tenho caridade por você” = “Tenho compaixão por você”.

Não confundir caridade com “pena”.

Podemos até criar o neologismo, o verbo “caridar” no sentido de amor incondicional, sem esperar nada em troca.

“Eu te amo” = “Eu te carido”.


Nenhum comentário: