domingo, 25 de novembro de 2012

Asanga e Maitreya



Asanga

Também conhecido em chinês como Mujaku. É um dos pais da Filosofia Budista. Viveu, provavelmente, entre os séculos IV e V de nossa era. Criou uma linhagem heterodoxa de pensar búdico que unia as doutrinas de Sakyamuni com experiências mágicas, místicas, esotéricas, espiritualistas. Irmão de outro pai da Filosofia Budista, Vasubandhu. Os dois fundaram o sistema conhecido como Yogacharya, Yogacara ou Yogachava. Seus trabalhos estão originalmente em sânscrito.

Percebemos assim que, há muitos textos budistas raramente publicados no Ocidente. Em 1938, saiu em Louvain, na Bélgica, uma edição de “O Grande Veículo de Asanga”.

Possuidor de poderes psíquicos, que alguns chamam de paranormais ou mediunidade, Asanga, estudioso dos temas budistas das diversas escolas, tinha algumas dúvidas, claro, como todo pesquisador. Assim, certa feita, através de preces, orações e meditações foi até o Céu de Tushita (isto é, um plano espiritual), onde mora o Espírito do Bodhisatva Maitreya, o Buda Futuro, e solicitou que o ensinasse nas questões em que ele tinha dificuldade de assimilar.

O Espírito Maitreya passou então a visitar Asanga durante muitas noites e o filósofo ia escrevendo (psicografando?) seus livros.

A informação está na página 155 do livro “Budismo – o Primeiro Milênio”, editora Record, 1977, autoria do conceituado pensador japonês Daisaku Ikeda, presidente mundial da linhagem Nichiren, BSGI, presente em mais de 80 países. Outros detalhes também encontramos no Dicionário Budista, editorial Kier, 1989, Buenos Aires.

Com esta postagem estamos querendo indicar aos leitores que vocês podem e devem, através da fé, das preces, orações e meditações conversarem, estudarem e praticarem com o Bodhisatva Maitreya. Ele virá atendê-los com toda compaixão que caracteriza os Espíritos Budistas.

Nenhum comentário: