sábado, 27 de abril de 2013

Budismo = Ecologia



Budismo = Caminho Ecológico

Em uma das caminhadas que a HBS promoveu no centro de São Paulo, havia uma faixa que muito chamou minha atenção: “O Budismo é Verde”. Podemos entender: o Budismo é Ecológico. Budismo e Ecologia são sinônimos.

Fui ao Dicionário Houaiss e aprendi: “Ecologia é a ciência que estuda as relações dos seres vivos entre si com o meio orgânico e inorgânico no qual vivem”.

Quanto mais estudo e pratico o Darma Sagrado, mais percebo que estou vivenciando Ecologia.

Mestre Antonio Houaiss, em seu famoso dicionário continua: “Ecologia é o estudo das relações recíprocas entre o homem e seu meio moral, social, econômico”.

Ora... as palavras do Senhor Buda falam justamente dessa Lei Universal que é o Carma, ou seja, as relações recíprocas entre os seres visíveis e invisíveis e seus desdobramentos, suas conseqüências. Isto é, ação e reação, a conhecida Lei do Retorno. Popularmente se diz, o que semear, você vai colher... é matemático... não tem escapatória, mas sendo uma dívida pode-se, aos poucos, ir abatendo o prejuízo. E se é no sentido de boas sementes o que se vai colher é muito bom.

Desduz-se então que podemos acrescentar uma ecologia espiritual, já que o dicionário fala em ecologia humana, ecologia vegetal e outras mais...

Surgida em 1928 a palavra veio para ficar. Nascido modernamente no século VI antes da era comum ou, antes de Cristo, o Budismo também veio para ficar. Frisamos “modernamente” pois em tempos idos o Darma está presente desde que o mundo é mundo, incluindo outros planetas, o universos como um todo.

A edição que eu tenho do Houaiss é de 2001. Excelente, magnífica, o único problema são as letrinhas, para quem já passou dos 60, difícil de ler. Sugiro aos editores fazerem uma nova edição com letras maiores, em dois volumes.


Nenhum comentário: