domingo, 7 de setembro de 2008

Núcleo Shakamuni, set/2008

Núcleo Shakamuni
HBS-Rio, set/2008, nº 25, Ano III
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Editorial:
“Confia em mim !”

As palavras do título deste editorial são do Buddha. Estão no capítulo dois do Sutra Lótus.
Quem revela é o professor Tsugunari Kubo, presidente da linhagem búdica Reiyukai, doutor em filosofia budista (conforme página 28, Revista de Estúdios Budistas, nº 7, 1994, publicada no México).
A Reiyukai está presente em diversos países, possui milhares de adeptos e chegou ao Brasil nos anos 70, concentrando-se inicialmente nos estados de São Paulo e Paraná, mas hoje já está em diversas outras localidades.
Ele explica que o termo original em sânscrito é “Sraddadhata me Sariputra”, cuja tradução é “Confia em mim, Sariputra !”.
O célebre monge Sariputra era um dos grandes discípulos do Buddha, famoso por sua sabedoria. Mas havia um ensinamento de Sidarta, também muito divulgado que era e é conhecido até hoje como “Discurso aos Kalamas”, trata-se de um esclarecimento do Mestre para que não acreditemos de imediato no que nos dizem, no que lemos, no que ouvimos etc. Primeiro é necessário investigar bem e só então, depois de provar, de testar, é que a pessoa pode seguir ou não.
Quando o Buddha transmitiu o Sutra Lótus que fala na importância da fé, naturalmente Sariputra ficou pensativo, lembrou-se do “Sutra aos Kalamas”. Lendo o que ia na mente e no coração do querido discípulo, Gautama exclamou com todas as letras: “Confia em mim, Sariputra !”
Ou seja, confie no Buddha ! Acredite no Buda Primordial, creia no Adhi Buddha (em sânscrito). Este é o saudável exercício da fé.
Agora tire a palavra Sariputra do final da frase e escreva o seu nome leitor: “Confie em mim, ...(escreva seu nome) ! É o Buda quem está afirmando. Este é o sentido. O significado do citado versículo.
E no seu próximo momento de crise, de dúvida, de sofrimento etc lembra dessa promessa que o Buddha nos deixou. Lembre-se também que, como diz a sabedoria popular: “palavra de rei não volta atrás”, e ele era príncipe. E também era conhecido como o “Rei do Darma”, logo...
Escreva em sua agenda, coloque na sua cabeceira e não se esqueça jamais”.
“Confia em mim ... !”

Hakuan
-------------------------------------------------------
Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.

Palavras Dármicas: “Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.

* Núcleo Shakamuni é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Homon Butsuryu Shu – HBS (Budismo Primordial) é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR, Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi): www.budismo.com.br e ao templo Hoshoji: Estrada RJ 99, nº716, bairro Piranema, Itaguaí – RJ, Monge responsável: Sacerdote Jyunshô, tel/fax: (21) 2687-6114.

* Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado Na Mu Myou Hou Ren Gue Kyou) ou atendimento espiritual em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, nos avise.

* Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante.Obrigado !

* Reuniões Públicas: Núcleo Shakamuni – primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a) !

* Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no blog acima citado e no site www.espacoyogananda.com

* Mensalidade: Se possível, colabore com R$ 10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

Nenhum comentário: