Trimestralmente recebemos a ótima revista "Sinais de Figueira", do consagrado escritor espiritualista Trigueirinho. (www.trigueirinho.org.br). Recebemos hoje, o nº 17.
O título da publicação nos faz lembrar da árvore sob a qual, o Senhor Buda atingiu a iluminação. Era uma figueira.
O tema nos faz lembrar de um cerimonial que o monge budista do Sri Lanka, Venerável Puhulwelle Vipassi, já falecido, nos transmitiu em uma de suas apostilas, diz o texto:
"Ó eminente Árvore da Iluminação, sentado sob a qual o Mestre Buda superou todas as imperfeições, alcançando a Suprema Iluminação. Essa mesma árvore eu reverencio e todas as demais Árvores da Iluminação, às quais, o Senhor do Mundo era tão agradecido. Que recebas minha homenagem, ó Eminente Árvore. E por extensão, saúdo todo o reino vegetal".
Budicamente falando, é muito bonito o citado trecho; bastante significativo e profundo. É uma oração, uma prece, um mantra, um sutra, uma reflexão. É um sentido completo, de total integração e comunhão. O original está em língua páli, a língua falada pelo Senhor Buda, quando esteve entre nós, aqui na Terra, no século VI aC.
Que em 2009 possamos, cada vez mais, transmitir a importância de realçarmos o convívio e a comunhão com as nossas irmãs árvores e o nosso querido reino vegetal, não esquecendo - claro - os demais reinos.
Gratidão e reverências búdicas ao ano de 2008 que está terminando. Obrigado sempre !
Monge Hakuan.
quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário