O texto a seguir foi publicado no excelente semanário budista Brasil Seikyo -www.brasilseikyo.com.br (ano 44, nº 1958, 04/10/2008 – reprodução autorizada).
“ Consciência Política: Restaurar o governo para as pessoas.
Foi motivado pelo ideal de restaurar o governo em prol das pessoas que o líder da SGI, Daisaku Ikeda, fundou em 1964 a Federação Política Komei (precursora do atual partido Novo Komeito), no Japão.
No romance Nova Revolução Humana, capítulo “Luzes do Alvorecer”, o presidente Ikeda comenta que o Partido Komeito foi criado visando contribuir para a formação de uma política embasada nos princípios budistas de benevolência e respeito absoluto à vida humana. “entretanto, isso não significa que pretendemos introduzir diretamente a religião no campo da política. O Komeito é um partido político que tem como objetivo maior prestar serviços em prol do bem-estar da população. Embora a Soka Gakkai e o Komeito mantenham o mesmo objetivo básico de contribuir para a paz e felicidade das pessoas, são instituições independentes que atuam com autonomia em seus respectivos campos. Além disso, mesmo que os objetivos almejados sejam iguais, as formas de promover as tarefas da religião e da política no seio da sociedade são diferentes”, afirmou. (vol. 11, pág. 17).
O Komeito, fundado pelo líder da SGI em 1964, tem em seu nome o ideal e rumo de atuação: Partido do Governo Limpo. A tradução remete à noção de integridade, imparcialidade e igualdade. Desde 1998, fundiu-se a um partido menor (Partido da Nova Paz) e hoje chama-se Novo Komeito.
Atualmente, o Novo Komeito ocupa 39 cadeiras dentro do Congresso japonês.
“A política é de fato um importante fator que envolve diretamente a vida das pessoas e determina o rumo da sociedade” (Daisaku Ikeda)."
sexta-feira, 26 de dezembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário