domingo, 21 de dezembro de 2008

A tragédia dos sacos plásticos

Adote Uma Árvore
Santa Teresa, dez/08 – Ano II – nº 18.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:

A tragédia dos sacos plásticos

Recebemos de fonte fidedigna, em Portugal, pela internet, os seguintes dados que passamos a transcrever:

“Informações fornecidas pela Agência de Proteção Ambiental dos EUA revelam que são consumidos anualmente entre 500 bilhões e um trilhão de sacos plásticos ao redor do mundo”. (National Geographic: 02/09/03).

“Menos de 1% dos sacos é reciclado. É mais caro reciclar um saco plástico do que produzir um novo”.

“Existe uma economia áspera por trás da reciclagem dos sacos plásticos. Processar e reciclar uma tonelada de sacos custa US$ 4000. A mesma quantidade de sacos é vendida no mercado de matérias-primas por US$ 32.” (Jared Blumenfeld, diretor do Depto. De Meio Ambiente de São Francisco, USA).

“Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de quilos de plásticos ao mar, por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plásticos porque a maior parte do plástico vai para o oceano”. (Academia Nacional de Ciências dos EUA).

“Os sacos são arrastados pelo vento até diferentes lugares do planeta, até os mares, lagos e rios.”

“Os sacos encontram o caminho para o mar nos bueiros e encanamentos. (cnn.com/tecnhology/16/11/2007)”.
* “Adote Uma Árvore” é um boletim ecológico-holístico mensal, artesanal, virtual e impresso. Edições anteriores veja no blog acima citado.

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Utilidade Pública: Visite o site e recomende http://www.naranon.org.br
(Amigos e parentes de Narcóticos Anônimos – usuários e dependentes de drogas ilícitas). Tel. (21) 2533-5015.

* 7 lemas das Irmandades Anônimas: Com pequenas diferenças, em todo o mundo, as Irmandades Anônimas seguem estes “7 Lemas”: 1 – Fazer primeiro as coisas primeiras; 2 – Devagar se vai ao longe; 3 – Viver e deixar viver; 4 – Viver na Graça de Deus (na forma em que cada um o concebe); 5 – Esquecer os prejuízos; 6 – Recomende-se a Deus (idem acima) incondicionalmente; 7 – Só por hoje. Se o leitor observar bem, é um item para cada dia da semana. São dicas de bem viver.

* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Todo sábado, na Igreja Anglicana São Paulo Apóstolo, pela manhã, a Rede Ecológica se reúne para a feirinha de produtos orgânicos e naturalistas. Os interessados precisam antes se cadastrar.

Para pensar: “Profetizo que você vai se afundar, passo a passo, num pântano militar e político sem fim”. (Charles De Gaulle, presidente da França, prevenindo o presidente norte-americano Eisenhower sobre o Vietnam). Livro: Ho Chih Minh, Ed. Nova Cultural, 1987, página 78. Refletindo sobre a profecia acima podemos atualizá-la pensando no Afeganistão e Iraque.

* Está começando a acontecer no Rio de Janeiro um belo movimento chamado Fórum de Debates Inter-Religioso, está sendo preparado um Manifesto contra a Intolerância Religiosa. Este boletim e este blog, com muita honra, fazemos parte. Já houve quatro reuniões. Parabéns aos organizadores e participantes: católicos, protestantes, umbandistas, judeus, muçulmanos, ciganos, budistas, esotéricos, espíritas, espiritualistas, maçons, representantes da Polícia Militar e da Polícia Civil.

* Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos: nossos leitores, aos que repassam o boletim para outros endereços eletrônicos e demais amastianos: moradores e amigos de Santa Teresa. Em 2009 vamos começar a usar menos sacos plásticos, leve as suas sacolas de pano para as compras.

* Mesmo que você seja ateu ou agnóstico (nada contra), de vez em quando é bom rezar, meditar, fazer preces, orações. Diversos setores da ciência vem comprovando que estas práticas fazem bem à saúde. E se você não acredita ou não aceita nenhuma divindade, poder superior ou algo semelhante, entoe um cântico, um agradecimento à natureza, à Mãe Terra, à Vida, ao Sol, à Lua, às estrelas; de quando em vez, faça uma reflexão, um momentinho de higiene mental, silêncio e relaxamento. Como quiser, mas não deixe de contemplar as belezas do universo, sua saúde ficará muito satisfeita.

* Convite: Dia 6 de janeiro de 2009, terça-feira, às 18:30, na Casa Amarela: Rua Hermenegildo de Barros, 163 – Santa Teresa. Entrada franca: “Hoje é Dia dos Santos Reis – palestras: “Os três Reis Magos e o Budismo Mahayana” – Antonio Carlos Rocha; “A espiritualidade em Guimarães Rosa, vida e obra” – Cristina da Costa Pereira; “Teresa de Ávila: a mística e seu papel social” – Nelson Duarte. Em seguida, apresentação da folia de reis “Eco do Santa Marta” – Lili.

*dicas naturalistas: Maçã: crua ou suco - é um auxílio altamente valioso para a digestão. As maçãs são também um excelente purificador dos intestinos, especialmente quando existem neles algumas retenções. O suco de maçã ao natural também é excelente nos casos de febre e de inflamação. Rica em magnésio, ferro, sílica e potássio, as maçãs são muito boas para as monodietas de curta duração. Comidas com o estômago vazio, as maçãs têm um efeito levemente diurético e laxativo sobre o intestino grosso.

* Nabos (brancos e amarelos): as folhas e as raízes são excelentes para todas as partes da estrutura óssea humana. Seu conteúdo mineral é de quase 50% de potássio. As raízes e as folhas possuem uma taxa excessivamente alta de cálcio, ferro, magnésio e potássio. (fonte: O livro da cura natural – do jardim do éden à era de aquário, ed. Ground, 1994).

Nenhum comentário: