domingo, 5 de abril de 2009

A Base Moral do Islão

A religião é uma lei que disciplina a vida. Seu objetivo é fazer com que o homem, através do conhecimento do bem e, consequentemente, evitando o mal, alcance seu fim último, isto é, seu encontro com Deus. Por conseguinte, todos os deveres impostos pela religião convergem para o amor a Deus e às Suas criaturas. A relação do homem com o seu Criador efetua-se em sua consciência, mas sua relação com as demais criaturas deve ser submetida a um critério estável, determinado pela religião.

O Islão, como as demais religiões, prescreve um caminho que garante a prosperidade na vida e faz de cada indivíduo uma criatura exemplar.

O Islão não é, apenas, uma crença, mas um complexo sistema de vida que se fundamenta no amor a Deus e aos homens; que exige que o crente seja justo, fiel, indulgente, bondoso, honesto, veraz, paciente, corajoso, generoso e trabalhador; que condena a covardia, a inveja, o ódio, a mentira, a calúnia, a agressividade, a corrupção e a traição.

- os parágrafos acima são de autoria do professor Helmi Nasr, diretor do Centro Brasileiro de Estudos Árabes na USP – Universidade de São.

- fonte: revista islâmica, literária e social Arrissala, publicação mensal dos Jovens Muçulmanos do Brasil, página 3, junho de 1981.

Nenhum comentário: