terça-feira, 31 de março de 2009

Sentimento de Principiante*

“Arigatougozaimassu.

Este ano, 2009, é o primeiro ano pós-centenário. Com certeza, estamos em uma nova fase da HBS do Brasil. Herdamos 11 templos e principalmente os Ensinamentos do Caminho Primordial, tudo isso graças ao fundador Igaragui Nissui, sacerdotes e fiéis pioneiros que se empenharam de forma sobre-humana na expansão.

E também, não podemos jamais de considerar o grande apoio e dedicação de todos os sacerdotes missionários e pessoas que deram continuidade fielmente aos ensinamentos recebidos. Se não fosse tudo isso, certamente nós não estaríamos aqui nessas condições. Somos privilegiados !

Agora, para demonstrarmos a gratidão e perpetuarmos o Darma Sagrado para as próximas gerações, pelo menos, precisamos imaginar as adversidades vivenciadas pelos nossos desbravadores e agirmos de corpo e alma para que mais e mais possam receber a semeação da plena felicidade.

Essa tarefa. Com certeza. Não será fácil. Contudo, como salienta o 24º Sumo Pontífice Nitijyou Koyama, nas suas palavras do Ano Novo de 2009, retornem ao sentimento de principiante, ou seja, vamos todos resgatar a alegria de poder praticar a fé, respeitar o próximo e com determinação e perseverança esforçar na prática de Bossatsu (Bodisatva). Pois, agindo assim, estaremos exercendo o caminho de Bossatsu na sua plenitude, e além disso, seguramente estaremos contribuindo, pelo menos um pouquinho, nessa nobre missão de expandir o Namumyouhourenguekyou para o Brasil e para o mundo.

Arigatougozaimashita

Arcebispo da HBS do Brasil
Hoomei Saito”


- o texto acima está nas páginas 5 e 6 da Revista Budista Lótus, nº 105, ano 9.
Uma boa notícia nessa edição é a seguinte: “No dia 29/11/2008, o Departamento Filantrópico do Templo Nyorenji e o grupo de jovens organizou um mutirão, lotou uma camionete e foram levar pessoalmente aos desabrigados da enchente em Itajaí/SC. A tragédia já estava consumada quando os mantimentos foram entregues, mas o que não faltou foi solidariedade. Os alimentos foram entregues direto nas casas junto com a Água Sagrada. Já as roupas foram levadas ao ginásio central da cidade.

- Água Sagrada é a água fluidificada das HBS. As garrafas de água são colocadas nos altares (gohouzen) durante os cultos.

(*) É um dos ensinamentos mais bonitos da HBS, vejamos o texto de um folheto oficial que fala sobre o tema: “Mesmo obtendo sucesso não se esqueça do sentimento de principiante. Ser principiante não representa humilhação. A experiência muitas vezes nos torna um ser humano arrogante. Então como não se tornar arrogante mesmo após ter adquirido experiência? Basta apenas apreciar a fé que o moveu quando principiante. Honrando e louvando essa fé, obterá prosperidade sólida.”

Nenhum comentário: