domingo, 8 de março de 2009

Buda é Pai

“Eu sou um brâmane, ó monges, a quem se pode pedir um favor. Tenho sempre as mãos puras, trago meu último corpo, eu sou o incomparável médico e cirurgião. Vós sois meus verdadeiros filhos, nascidos de minha boca, nascidos do dhamma, formados pelo dhamma, herdeiros do dhamma, (...)".

- Itivutakka, p.101, (conforme O Pensamento Vivo de Buda, de Ananda K. Coomaraswamy, editora Martins, 1965, página 22).

- Itivutakka é um trecho do Cânon Páli, considerado dos mais antigos textos canônicos. Coincidentemente, o Sutra Lótus, texto sagrado do Cânon Mahayana (escrituras recentes) também diz o mesmo. Estudiosos afirmam que o Sutra Lótus foi o último ensinamento do Buda.

- dhamma em língua páli, darma em sânscrito, podemos traduzir por Caminho.

Observe a primeira linha do citado trecho. “... a quem se pode pedir um favor.”, logo... você pode e deve pedir, através de preces, orações e meditações, ao Buda, algo para a sua existência ser melhor neste planeta, e Ele lhe fará este favor, visto que somos filhos e herdeiros Dele e do Caminho. O atendimento será mediante o merecimento de cada um e o tempo do Buda, que pode ser diferente do nosso tempo.

Veja a segunda linha “incomparável médico e cirurgião”. Coincide com a tradição Mahayana do Buda da Medicina, Buda da Saúde, Bodhisatva Salvador, Rei dos Remédios etc.

As duas últimas linhas do parágrafo em questão encontram-se no Sutra Lótus. Se “nascemos” de Sua “boca” é porque fomos gerados por Ele coincidindo então com a interpretação HBS-Rio = Herdeiros do Buda Sakyamuni na Cidade Maravilhosa. Em termos budológicos, ou seja, em termos de teologia búdica, Cidade Maravilhosa é a “Terra Pura do Buda” citada e situada no Sutra Lótus. Neste sentido, Sutra Lótus é um sinônimo para Universo.

Fomos gerados por Ele, tem a ver com Geração de Energia. Somos átomos desta energia.

Nenhum comentário: