domingo, 15 de março de 2009

Economia Budista

O título acima é um dos capítulos do livro O Negócio É Ser Pequeno, obra que tem como subtítulo: “Um estudo de Economia que leva em conta as pessoas”. Publicado em 1979 pela Zahar Editores, 262 páginas com importantes reflexões sobre o tema.

O autor, E.F. Schumacher (1911-1977), era um especialista em combustíveis e consagrado economista inglês. Foi o presidente da Junta Nacional do Carvão da Grã-Bretanha, de 1950 a 1970.

Nos anos 1970 este livro foi muito famoso e teve várias edições em diversos países. Era mais lido e divulgado no âmbito dos que, na época, falavam de uma sociedade alternativa. Parece que os economistas tradicionais não lhe deram muito crédito.

Tendo em vista a crise atual, quem sabe não está na hora de relermos e refletirmos sobre o seu pensamento?

Informam os editores que “centenas de milhares de exemplares” foram editados em diversos países, na ocasião do lançamento.

“A tese defendida neste Estudo De Economia Que Leva Em Conta As Pessoas, torna evidente a trágica verdade de que a humanidade está sendo desvirtuada pelo culto obsessivo do crescimento econômico ilimitado. As dificuldades e perigos com que hoje nos defrontamos não resultam de nossos fracassos mas, pelo contrário, dos nossos êxitos. Uma seqüência contínua de êxitos na mesma direção intensificou os nossos problemas. O que está sendo contestado não é a nossa competência quanto aos meios empregados mas o nosso realismo e sabedoria quanto aos fins”.

Nenhum comentário: