sábado, 3 de abril de 2010

Quem é o Buda da Medicina ?

Uns o reverenciam como o Buda da Cura, Mestre Curador, Bodhisatva da Salvação. Em sânscrito se chama Bhaishagyaguru, em japonês é conhecido como Yakushi Nyorai – o Buda dos Remédios. Qualquer que seja o nome é uma tradição espiritual que se perde na noite dos tempos. O Buda da Medicina é uma Emanação de Cura, uma Energia de Cura do Adhi-Buddha, o Buda Primordial, Criador, que se fez carne e habitou entre nós através do conhecido Buda histórico Sidarta Gautama, o Buda Sakyamuni, no século VI antes de Cristo.

Um dos capítulos da sagrada escritura budista Sutra Lótus é dedicado ao Buda da Medicina. Infelizmente este livro ainda não foi publicado no Brasil, mas na internet é possível encontrá-lo em vários sites.

Mas, temos um ótimo livro pela editora Pensamento, trata-se de Em Busca Do Buda Da Medicina, de David Crow, 280 páginas. Tradução da monja brasileira de linhagem tibetana Tenzin Nandrol. A obra tem como subtítulo “Uma Jornada no Himalaia” e conta o aprendizado do autor com os mestres atuais formados por gerações e gerações de curadores ayurvédicos que utilizam milenares conhecimentos de botânica, ervas medicinais do Himalaia, práticas esotéricas e mágicas.

Muitas vezes, nos Sutras, o Buda é visto como um Médico. E Ele mesmo dizia que sua finalidade no planeta Terra era e é curar as pessoas e ajudá-las a se curarem, a se tratarem.

Mesmo que o prezado leitor não seja, nem queira ser budista, não se preocupe, você é sempre bem-vindo em nossos encontros de orações, preces, meditações e visualizações. Quando vamos ao médico, não perguntamos a religião dele, nem ele está interessado em proselitismo, queremos apenas a receita e indicação do remédio e tratamento. A compaixão do Buda da Medicina é Infinita e abraça a todos com muita paz e luz.

Aprendemos que a saúde nasce na mente; que a saúde é holística e abrange todas as áreas: física, mental, espiritual, emocional, financeira, afetiva, profissional, social etc.

Importante: nossa prática espiritual é perfeitamente compatível com os avanços da moderna medicina ocidental. As duas se complementam.

Quanto ao nome, antes que alguém possa estranhar. Nas línguas ocidentais, as palavras medicina e meditação tem a mesma raiz etimológica.

Nenhum comentário: