segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Poesia Búdica Primordial, 2




Querido e amado
Gohonzon Primordial
Gratidão por tudo
Nikkyoji Catedral.

Comentário:

Gohonzon é a Imagem Sagrada que os templos da HBS tem no altar. Trata-se de um quadro, uma moldura com caracteres chineses/japoneses onde estão inscritos e escritos todos os Budas do passado, do presente e do futuro. São milhares, impossível ter a estátua de todos, então optou-se pela representação gráfica.

A HBS ensina também que o Buda Shakyamuni nunca pediu para ter estátua dele, após a morte, muitas linhagens usam no sentido de uma reverência, gratidão; mas os templos HBS não tem imagem de Sidarta Gautama, mas sim o Gohonzon.

Foi desenhado/pintado pelo Bodhisatva Nichiren (1222-1262), que foi iniciado na linhagem Tendai, depois passou pela corrente esotérica Shingon e por fim, se dedicou à divulgação do Sutra Lótus, também não criou nenhuma denominação ou linhagem, seus amigos, seguidores, discípulos, alunos, estudantes e admiradores com os passar dos séculos se uniram às mais diferentes concepções búdicas.

É raro, mas, às vezes, em alguns templos da HBS encontramos a estátua do Bodhistava Nichiren, alguns escrevem Nitiren, na língua inglesa, normalmente é grafado com “ch” = Nichiren.

Nikkyoji é o nome da Catedral Primordial HBS que fica em SP, Rua Ibaragui Nissui, 166, Jardim Vila Mariana.


Nenhum comentário: