domingo, 30 de setembro de 2007

Budismo Engajado

Nossa reverência, apoio e solidariedade aos monges budistas mortos, exilados, feridos, presos e perseguidos pela ditadura de Mianmar (antiga Birmânia) e por extensão, a todos os civis também, nas recentes manifestações pacíficas em defesa da democracia naquele país.

A questão nos fez lembrar de outro grande ativista da causa da paz, o Venerável Thich Nhat Hanh, consagrado monge zen vietnamita, que se notabilizou nos anos 70 contra a Guerra do Vietnã:

"Budismo engajado é um termo redundante, já que budismo significa estar consciente, estar desperto para o que está acontecendo no seu próprio corpo, sentimentos, mente e no mundo que o cerca. Se você está desperto, não pode agir de outra forma senão compassivamente para aliviar o sofrimento que vê ao redor. O budismo é, portanto, implicitamente engajado. Se não é engajado, não é budismo".
(in "Meditação Andando", de Thich Nhat Hanh, Editora Vozes, 1987).

Um comentário:

Vera disse...

Pois é...pena que as pessoas no Brasil não sejam nenhum pouco engajadas. Pelo contrario, são bem passivas..(bem catòlicas, ja que este é um blog de religiões comparadas)..e assim as coisas vão ficando cada vez pior....é uma pena.