domingo, 2 de dezembro de 2007

Budismo Primordial HBS
Rio de Janeiro, dezembro – 2007 – nº 16.
Hakuan (Antonio Carlos Rocha)
Gakutô (Auxiliar Sacerdotal)
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com

Editorial:

A Editora Bodigaya acaba de lançar o mais recente livro do monge Zen vietnamita Thich Nhat Hanh em nossa língua. Trata-se de “Velho Caminho, Nuvens Brancas – Seguindo as Pegadas do Buda”. Excelente obra, muito bem traduzida por Enio Burgos. São 456 páginas de sabedoria e de encantamento.

Milhões de exemplares deste livro foram publicados em diversos países. Hollywood transformou-o em uma grandiosa produção cinematográfica com o nome BUDA. Deve estrear no Brasil, em 2008.

Já que estamos em época de final de ano, é um excelente presente. Recomendo.

Abri ao acaso e na página 159 o texto conta que o Buda, acompanhado de 1250 monges foi fazer uma visita ao palácio de um determinado rei. Além dos monges, os anfitriões convidaram mais seiscentas pessoas entre serviçais e amigos da corte. Após o almoço, a Rainha diz ao Buda que ela havia convidado quatrocentas crianças e pede ao Mestre Sidarta que ele ensine alguma coisa à meninada. Nesse momento as quatro centenas de pequenos e pequenas aproximam-se, rodeiam o sábio Gautama e ele fala não apenas às crianças, mas a todos os presentes, inclusive a nós, hoje aqui, em pleno século XXI, que somos “crianças” espirituais e ainda com muito aprendizado pela frente:

“Crianças, antes de me tornar um ser humano, vivi como terra, pedras, plantas, aves e muitos outros tipos de animais. Vocês também, tiveram vidas passadas como terra, pedras, aves e animais. Talvez vocês estejam aqui, diante de mim hoje, devido a alguma conexão que nós compartilhamos em uma vida passada. Talvez, em uma outra vida, nós tenhamos compartilhado alegria ou dor.”

O sutra continua e é grande, mas é belissimamente ecológica e atualíssima esta mensagem. O sentido de interdependência de que estamos todos inteligados está presente neste e em outros ensinamentos do Buda. Talvez, se os seres humanos não tivessem se esquecido desta lição, quem sabe hoje, o planeta não estaria tão ameaçado em termos de poluição, efeito estufa e outros problemas mais.

Estamos em uma época natalina e eu me lembrei de que Jesus certa feita falou: “Sois pó e ao pó haveis de voltar”. Somos terra e a terra voltaremos, das mais diversas formas, somos natureza. Fazemos parte do ecossistema, não nos esqueçamos disso.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo a todos. Com as bênçãos do Senhor Buda Primordial !

Hakuan

----------------------------------------------------------------------------

O Buda Eterno

A sabedoria de Buda é tão imensa quanto é vasto o oceano; e sua essência é toda de misericórdia.

Buda não tem forma, mas se manifesta em bondade e nos guia com seu coração misericordioso.

Os homens crêem que Buda nasceu como Príncipe e que, como monge mendicante trilhou o árduo caminho da iluminação. Não obstante esta longa preparação, Buda sempre existiu neste mundo que não tem nem princípio nem fim.

Como Buda Eterno, Ele conhece a natureza dos homens e procura salvá-los, usando de todos os meios.

Não há falsidade no Dharma (Ensinamento) Eterno pois Buda conhece todas as coisas do mundo como elas são, e as ensina a todos os homens.

É difícil conhecer o mundo como ele é verdadeiramente, pois, embora pareça real ele não o é, e embora pareça falso, ele não o é. Os néscios não podem conhecer a verdade a respeito do mundo.

Somente Buda conhece, verdadeira e completamente, o mundo como ele é. Ele mostra o mundo como ele é, nunca dizendo que ele é real ou falso, que é bom ou mau.

O que Buda ensina é precisamente isto: que todos os homens devem cultivar raízes de virtude, de acordo com suas naturezas, atos ou crenças. Este ensinamento transcende a toda afirmação ou negação a respeito do mundo.

Buda ensina não só através de palavras, como também através de sua vida. Embora sua vida seja infindável, Ele usa o artifício do nascimento e da morte, para ensinar os homens que almejam a vida eterna, e para despertar-lhes a atenção.

Não procureis conhecer Buda por sua forma ou atributos, pois nem a forma nem os atributos são o Buda real. O verdadeiro Buda é a própria iluminação. A verdadeira maneira de conhecer Buda é buscar a iluminação.

Se alguém vê alguma excelente imagem de Buda e pensa que já conhece Buda está incorrendo em erro, pois o verdadeiro Buda não pode ser representado por formas ou visto por olhos humanos. Nem se pode conhecer Buda por uma perfeita descrição de Seus atributos com palavras humanas.

Embora falemos de Sua forma, o Buda Eterno não tem forma fixa, podendo manifestar-se em qualquer forma. Ainda que descrevamos Seus atributos o Buda Eterno não tem atributos fixos, mas pode manifestar-se em todos e quaisquer primorosos atributos.


(trechos do livro “A Doutrina de Buda” (publicado pela Bukkyo Dendo Kyokai – Fundação para a Propagação do Budismo. A BDK é uma instituição de empresários japoneses e edita este volume de 310 páginas em várias línguas, distribuindo-o gratuitamente em hotéis e eventos públicos).
Lema do Budismo Primordial HBS:
“Oramos pela harmonia do universo, através da prática de virtudes, do aperfeiçoamento espiritual e da solidariedade dos seres”.
............................................................................
24 Palavras Dármicas:
“Eu vos respeito profundamente, de maneira nenhuma vos desprezo. Isso justamente porque vós todos, ao praticardes o Caminho de Bossatsu (Bodhisatva), certamente atingireis a iluminação”.
..............................................................................
BUDISMO PRIMORDIAL HBS é um boletim mensal, artesanal, impresso e virtual no município do Rio de Janeiro. Honmon Butsuryu Shu é a mais antiga linhagem budista no Brasil. Chegou aqui em 1908, junto com os primeiros imigrantes japoneses. Nosso núcleo de expansão está ligado ao Templo Nyorenji, Curitiba, PR. Bispo Kyohaku Correia, nosso Mestre (Odoshi). www.budismo.com.br
......................................................................................
Se você quiser uma reunião de estudos, orações, prática de Odaimôku (recitação contínua do Mantra Sagrado NA MU MYOU HOU REN GUE KYOU) ou atendimento espiritual, em sua casa, no seu trabalho, escola, colégio, faculdade ou praça pública, por favor, avise-nos.
...............................................................................
Importante: Se você concordar pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !
..........................................................................................

REUNIÕES PÚBLICAS: Toda quarta-feira, às 19:15 e no primeiro sábado de cada mês, às 16 horas. Av. Presidente Vargas, 509 sala 503 (próximo à Estação Uruguaiana do Metrô). Tel. 2222-1126. Visite-nos ! Seja bem-vindo(a).
Os boletins anteriores e informações sobre cursos e palestras estão no site: www.espacoyogananda.com

MENSALIDADE: Se possível, colabore com R$10,00 para manutenção da sala e dos anúncios veiculados na imprensa alternativa.

Programação visual: Levi Galvão – e-mail: levigalvao@hotmail.com

Nenhum comentário: