quinta-feira, 23 de julho de 2009

Revelação Divina no Budismo Páli

O título original em inglês é Divine Revelation in Pali Buddhism, autoria de Peter Masefield. É uma co-edição entre a editora George Allen & Unwin, de Londres, e The Sri Lanka Institute of Traditional Studies, de Colombo, a capital do Sri Lanka. O livro com 188 páginas é a tese de doutorado, do autor, na Nova Zelândia. Ele é um scholar na área e já lecionou em conceituadas universidades como Lancaster, Durham, Manchester, Edinburgh e Otago. Atualmente desenvolve pesquisa na Universidade de Sidney, Austrália.

O que, há décadas, falamos em português, e sempre fomos criticados e até ridicularizados por isso, Peter fala aqui brilhantemente em inglês, ou seja, a comunicação, o intercâmbio entre o Buda Sidarta Gautama e os Espíritos.

É interessante que ele não chama de Budismo Theravada, ele investiga a parte mais antiga das escrituras e identifica como Budismo Páli. E então lança a sua tese: a iluminação de Sakyamuni foi uma “revelação divina”. Ou seja, o tema da salvação está presente no Budismo mais primitivo, primevo.

A primeira edição desta obra é de 1986.

Nenhum comentário: