Deves entender, Bodhisatva Cúmulo de Tesouros, que a mente reta é a terra pura, pois os seres que renascem neste céu alcançaram o estado de Buddha.
A mente de resolução profunda é a terra pura, os seres que renascem lá são seres plenos de virtudes.
A mente que busca o Buddha, através do Caminho do Grande Veículo é a terra pura, pois os seres que renascem neste local serão consagrados ao Grande Veículo Mahayana.
A caridade é a terra pura do praticante, pois os seres que renascerem lá serão desapegados e desprendidos de todas as coisas.
A moralidade é a terra pura, pois os seres que nascem lá cumprem com integridade os preceitos.
A paciência é a terra pura do praticante, os seres que nascem lá serão adornados com as 32 marcas corporais de um Buddha.
A determinação é a terra pura do praticante, os seres que renascem lá estão entregues ao cultivo de toda classe de obras meritórias.
A meditação é a terra pura do praticante, pois os seres que nascem lá estão livres da confusão mental.
Comentário:
Este é só um pequeno trecho do Sutra de Vimalakirti.
Ele viveu na época do Buddha, na cidade de Vesali, Vimalakirti era um leigo próspero financeiramente, iluminado, professor do Darma, desde o mais humilde serviçal até grandes monges. Era casado, tinha família, filhos, possuía uma vida comum, gostava muito de praticar a caridade. Bem conhecido por seu humor, brincadeiras e alegrias.
O Buddha gostava muito dele e o elogia em um texto sagrado do tripitaka chinês Mahayanamulajatahrdayabhumidhyanasutra: “és um verdadeiro monge leigo”.
Fonte: Sutra de Vimalakirti, editorial Kairós, Barcelona, 2004.
sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário