Se você entrar no site indicado pela notícia anterior: "Solidariedade que vem da Espanha" verá algumas fotos dos monges budistas de Mianmar (Birmânia) segurando bandeiras budistas. Eis o significado e histórico da bandeira:
"A bandeira budista foi conjuntamente composta pelo Sr. J. R. de Silva e o coronel Henry S. Olcott, como símbolo do renascimento do Budismo no Sri Lanka (antigo Ceilão), no ano de 1880. A bandeira foi, pela primeira vez, usada em 1888 quando a festa de Wesak (a lua cheia de maio) foi celebrada como feriado.
O Coronel Olcott, que era presidente da Sociedade Teosófica, sentiu a necessidade de um símbolo para os budistas. Projetou então uma bandeira para eles procedente da aura que segundo a tradição, teria sido emitida da cabeça do Buda quando se tornou um ser iluminado.
A bandeira do Coronel Olcott veio, mais tarde a simbolizar a unidade dos budistas. Foi aceita como sendo a Bandeira Internacional dos Budistas pela Reunião da Associação Mundial de Budistas, em 1950, e ratificada posteriormente em Tóquio, em 1952. A partir daí o seu uso tornou-se mundial".
(in Catecismo Budista da Escola Jôdo Shinshu, sem data).
sábado, 6 de outubro de 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário