segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Calvino e a Res Publica Christiana

João Calvino nasceu na França, em 10 de julho de 1509 e faleceu em Genebra, em 27 de maio de 1564. Informa a wikipédia que o “Calvinismo é tanto um movimento religioso quanto uma ideologia sócio-cultural com raízes na Reforma”.

Em agosto de 1989, a excelente revista evangélica Ultimato, editada em Viçosa, MG, publicou um importante artigo de autoria do pastor Antonio Carlos Barro sobre um livro ainda inédito na língua portuguesa: The Constructive Revolutionary: John Calvin and His Sócio-Economic Impact, publicado pela John Knox Press, em 1978, nos EUA.

Vejamos alguns trechos do citado artigo:

“A Igreja precisa orar pelas autoridades políticas. (...) A Igreja precisa encorajar o Estado a defender os pobres e os fracos contra os ricos e poderosos. Este ponto é muito importante para nós nos dias atuais, porque coloca a igreja contra toda injustiça econômica e torna claro que a pregação do evangelho está ligada com a demanda para uma justiça social. Comentando em Salmos 82.3, ele afirma: “... um justo e bem equilibrado governo será distinguido por manter os direitos dos pobres e dos aflitos”.

“Calvino não era um pastor que se impressionava com a moralidade superficial dos ricos ou daqueles em posições respeitáveis. A sua crítica a estas pessoas levou a Igreja de Genebra a batalhar contra os juros elevados, a lutar por oportunidades de empregos e tudo aquilo que era pertinente a uma sociedade secular mais humana.

“A Igreja deve admoestar as autoridades quando elas são culpadas. Segundo o que Calvino comenta em Amós 8.4, os governantes sempre incorrem em erros, por essa razão os profetas se dirigiam a eles com grande vigor. Segundo ele, o povo comum erra e muitas vezes erra por causa do exemplo dos outros. Todavia aqueles em posição de liderança são os que pervertem todas as leis e a igualdade. Assim sendo, os ministros, que são “as bocas de Deus” devem falar contra a injustiça, contra a negligência do dever e contra aqueles que agem como se Deus não existisse.

“Calvino era terminantemente contra qualquer rebelião armada (...) Ele também refletia o pensamento de sua época, a idéia da res publica christiana”.

Nenhum comentário: