quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Catusparisatsutra

Também conhecido como CPS – Catus Parisat Sutra ou El Sutra De La Fundación De La Orden Budista, ediciones Obelisco, Barcelona, 1995, 116 páginas.

É a parte mais antiga do Vinaya, trata das recomendações do Buda para os monges. Era algo bem simples, tem como base o Primeiro Concílio, 480 antes de Cristo. O texto serviu para os Vinayas das escolas Theravadins, Mahisasakas, Dharmaguptakas, Mulasarvastivadins, Lokottaravadins.

Víctor Gimenez Morote, o tradutor, pesquisou em fontes antiqüíssimas, uma edição chinesa de 1421.

Hoje, cada linhagem tem a sua forma própria de ordenação monástica, os graus de hierarquia, contudo, através desse livro, ficamos sabendo que no tempo do Buda, presente na forma física, a ordenação era bem simples. O Iluminado limitava-se a exclamar: “Ehibhiksu” (em sânscrito: “Vem aqui, bhiksu”) e declarava o candidato aceito para a ordem.

Estes recém-ordenados ficavam um pouco meditando e praticando com Sidarta e logo depois se espalhavam pelos caminhos do mundo. Gautama sabia que isso iria gerar uma profusão de escolas, linhagens, ramos etc. Por isso recomendava tão somente: o Buda, o Darma e a Sanga.

Há até a história de um jovem monge que havia sido ordenado por outro monge, não conhecia o Buda e estava em peregrinação para encontrá-lo pessoalmente.

Nenhum comentário: