No ótimo livro Vida: Isto é Arte, de Tokuchika Miki, o Segundo Fundador da PL – Perfeita Liberdade, encontramos na página 178, com direito a foto, inclusive, a cerimônia em que o Patriarca Miki participou juntamente com os monges do Templo do Anjo, da linhagem Obáku Zen, em memória de seu pai, que foi o monge-chefe-responsável por esse templo na juventude e depois o Primeiro Fundador da PL, Tokuharu Miki.
Tokuharu tinha a saúde muito debilitada e foi curado por Mestre Kanada, que era um yamabushi, um asceta das montanhas, devoto de Kukai, o grande patriarca do Budismo Esotérico Shingon.
Foi nesse quadro que Tokuchika Miki, já falecido, se criou. E depois sucedeu o pai no patriarcado da PL, hoje, os destinos da PL estão sob a sábia orientação de Oshieoyá-samá, que é sobrinho do primeiro fundador.
O citado livro foi publicado em 2003 pelo departamento de estudos doutrinários da PL no Brasil, 350 páginas de magníficos ensinamentos.
O que observamos, com alegria, é que muitas antigas práticas da linhagem Obáku Zen foram adaptadas com um toque de contemporaneidade para a atual PL. Monges e leigos obákus e peelistas (praticantes da PL) tem convivência fraterna, freqüentam-se os templos para felicidade de todos e da paz mundial.
Isto é facilmente observável quando vamos a um lensei, o retiro espiritual da PL.
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário