quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

O Livro de Cabeceira do Buda

Quando Sidarta Gautama nasceu Os Upanixads já estavam compostos, prontos. Estudiosos contemporâneos afirmam que muitos ensinamentos do Buda lembram os textos Upanixads, é por isso que se diz que Sidarta fez uma reforma “protestante” no antigo Brahamanismo, deduzimos assim que o Senhor Buda, lia diariamente Os Upanixads.

“Supõe-se que os Upanixads (a forma de escrever varia) tenham sido escritos, na sua maioria, antes da era do Buda (...) Reza a tradição budista que entre os anos 563 a 483 antes de Cristo, justamente quando o Buda apareceu havia nada menos que 63 escolas de filosofia indiana”.

“Buda veio como um gigante, mas ao ler os Upanixads, pode-se facilmente verificar que foi nessa terra que as raízes da sua doutrina se desenvolveram”.

As declarações acima são do chinês Lin Yutang, que no início do século 20, divulgou os textos sagrados no clássico volume A Sabedoria da China e da Índia.

Nossa edição em português é uma preciosidade, data de 1945, e foi publicada por Irmãos Pongetti Editores. É um volume com 1046 páginas, capa dura, tipo uma Bíblia, com todo o respeito, de fato é, entre outros livros apresentados tem os Upanixad Svetasvatara, Upanixad Brihadaranyaka, Upanixad Chhandogya e Upanixad Katha, além de muitos outros textos sacros dos dois citados países.

Nenhum comentário: