domingo, 20 de dezembro de 2009

O Evangelho de Buda

A editora Pensamento acaba de lançar mais uma impressão de O Evangelho de Buda, do Yogi Kharishnanda. É uma copilação de alguns trechos dos Pitakas, as Escrituras Budistas.

É resumo, é introdutório, é genérico, mas a conclusão que chegamos em uma grande rede de livrarias é que está um sucesso, sendo muito bem aceito. A publicação está com nova e melhor roupagem gráfica.

Aliás, de longa data, o Templo Zu Lai, tem este livro como referência em sua listagem de obras budistas. Confira www.templozulai.org.br e veja o link publicações.

A linguagem do Yogi é bem devocional, mística, religiosa. A palavra Evangelho, ainda que seja original do Cristianismo, tem também um sentido amplo, simbólico, veja o dicionário.

A primeira edição em língua portuguesa desta obra data dos anos 1960. Lendo com vagar e meditando em cada parágrafo, em cada linha seremos abençoados pela mensagem do Senhor Buda.

Vejamos alguns trechos:

“Sua chegada (do Buda) é uma bênção” – página 46 – comentário: Ele chega através dos nossos bons pensamentos, das nossas boas ações, dos mantras, dos cânticos, de ser um com o Buda.

“A caridade é prolífera em proveitos. É a maior riqueza...”. – página 47 – comentário: Lembremos que das seis perfeições, generosidade é a primeira. E caridade é para ser vivenciada em seu sentido amplo, holístico.

“Desejo que o teu reino goze de paz e prosperidade” – página 48 – comentário: Podemos entender o teu reino como a tua vida, o teu projeto, o teu empreendimento etc.

“Pense com fé no Buda e vencerá” – página 108 – comentário: Tenha fé, tenha confiança que as benéficas vibrações da Energia Primordial do Buda lhe ajudarão a vencer o que você se propõe.

Um comentário:

ROGEL DE SOUZA SAMUEL disse...

VEN. RAKUAN, O SENHOR É AUTOR DE DEZENAS DE LIVROS DE BUDISMO, POR QUE NAO OS DIVULGA NO BLOG?