segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Daikichi Terauchi

É um monge-escritor. Nasceu em 6 de outubro de 1921, em Tóquio, aos 23 foi admitido no templo Daikichi-ji, em Setagaya, linhagem Jodôshu (Terra Pura). É graduado em Estudos Budistas pela Universidade de Taishô.

Tem vários prêmios literários. Um de seus livros foi publicado em português pela Aliança Cultural Brasil-Japão: O Portal do Sucesso e Outras Crônicas Budistas, 96 páginas.

O prefácio é do professor da USP e também escritor Haroldo de Campos, que diz: “Este livro, em estilo ameno, de tonalidade quase oral, reúne histórias exemplares, através das quais o monge-escritor Daikichi Terauchi, primaz da linhagem budista Jodôshu (Terra Pura), procura transmitir, ao leitor em geral, ensinamentos que constituem uma espécie de ética da vida cotidiana, desdobrada em paradigmas de conduta existencial”.

“Dentre as escolas do budismo japonês – continua Haroldo – só a da Terra Pura (Jodôshu) põe ênfase num paraíso. Trata-se de uma região situada a oeste, para a qual o ser humano emigra após a morte. É o paraíso do Buda Amida. Esse paraíso se alcança pela repetição da fórmula Namu Amidabutsu (Louvado seja o Buda Amida), invocação do Buda (Nembutsu), a ser feita preferencialmente em recitação conjunta. A fórmula implica a confiança na misericórdia de Amida. Trata-se da via da salvação pela fé, preconizada pelo sábio monge Honen (1133-1212). Essa a via para a qual aponta, sob a forma de racontos exemplares, esta singela e edificante coletânea de crônicas pessoais”.

Em 1983, Terauchi foi nomeado diretor da Universidade Budista (Terra Pura) Taishô e desde 1991 é o diretor-geral da linhagem Jodôshu.

Nenhum comentário: