quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dhammakaya

Está circulando na rede, um pps contendo imagens grandiosas do maior templo budista do mundo. Cabem 150 mil pessoas sentadas, atualmente moram lá 1200 monges. O projeto é construir uma stupa com 1 milhão de pequenas imagens de Buda, até agora já foram feitas 300 mil. A pessoa que quiser pode colaborar financeiramente e o seu nome estará inscrito em uma dessas imagens de Sidarta. A noite é um impressionante festival de luzes e cores.

Dhammakaya é uma das três linhagens Theravadas que existe na Tailândia, certamente a maior; há pequenas diferenças entre as três, que, por sua vez, possuem sub-ramos.

As origens da Dhammakaya remontam ao Venerável Luang Poh Sod (1884-1959) que redescobriu a antiquíssima técnica de Meditação do Caminho do Meio e aproxima-se das práticas esotéricas do Budismo Shingon Japonês. Eles tem um Tripitaka Dhammakaya on line, por enquanto só em tailandês, mas está em andamento traduções várias, visto que a Dhammakaya já está presente em 40 países. Tem crescido muito e, no último Vesak foram ordenados 7 mil monges. É bom lembrar que faz parte da cultura tailandesa os homens ficarem alguns meses em serviço monástico. Por fim, há os que encontram a vocação e ficam muitos anos ou a vida toda.

O Theravada na Tailândia tem práticas peculiares, além do culto das Medalhas Budistas Milagrosas, que já falamos neste blog, tem também tratamento com ervas medicinas e a prática da água fluidificada que eles chamam de água sagrada.

Maiores detalhes no site www.dhammakaya.or.th em tailandês, mas há link para o inglês e o espanhol.

Veja também: www.dhammakaya.net e www.dimc.net este último, site do Dhammakaya International Meditation Center.

Outras interessantes informações sobre o Budismo na Tailândia podem ser encontradas no excelente livro Espiritualidade Budista, volume 1, editora Perspectiva, 480 páginas.

Um comentário:

Ti Carioca disse...

Gostaria de saber, por gentileza, onde encontro mais informações sobre como ajudar na construção desse templo, inclusive para ter meu nome inscrito em uma das imagens de Buda. Achei interessante.