quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Um Café com o Buda

Pequeno grande livro de bolso, autoria de Joan Duncan Oliver, escreve no New York Times. Prefácio de Annie Lennox, ex-vocalista da banda Eurythmics, hoje segue carreira solo e participa de eventos em prol da paz mundial. Recém lançado pela editora Arx, 142 páginas.

Uma forma leve e suave de conversar sobre o Buda, o Darma e a Sanga.

Interessante que ao falar de corpo, sexo e afins, página 116, Joan declara: “os budistas tibetanos aceitaram o corpo como uma morada do êxtase, promovendo a união sagrada, (...) o corpo é reconhecido como um veículo de libertação. Alguns estudiosos chegam a dizer que o Buda não atingiu o nirvana debaixo da árvore bodhi, mas durante um ritual tântrico com sua esposa”. A autora reconhece que é um fato discutível.

Coincidência ou não, no livro El Tantra De Kalachakra – Rito de Iniciación, escrito a quatro mãos por Sua Santidade o Dalai Lama e Jeffrey Hopkins, ediciones Dharma, Alicante, Espanha, 490 páginas,1994, a capa mostra um casal búdico em uma posição que lembra o Kama-Sutra. As ediciones Dharma constituem a publicadora oficial da Fundação para Preservar a Tradição Mahayana, infelizmente o livro ainda é inédito em português.

Nenhum comentário: