sábado, 13 de fevereiro de 2010

Calma e Serenidade

No Lensei (retiro espiritual) que participamos no mês de janeiro de 2010, no Seiti – Terra Sagrada da PL: Perfeita Liberdade, em Arujá, SP, um dos palestrantes foi o reverendo Kaor Tanida, com o tema acima.

Mestre Tanida tem 80 anos. É autor de um livro clássico no âmbito da PL, Você Ainda Pode E Deve Ser Feliz !, 302 páginas, várias ilustrações tipo cartum que tornam o texto muito agradável, visualmente, e edificante, incentivando-nos a prática.

Nos anos 1960, ele iniciou a edição de um boletim mimeografado que se chamava “Vida É Arte”, que é o primeiro preceito da PL. O boletim cresceu tanto, difundiu-se de tal forma que os peelistas e demais simpatizantes começaram a tirar fotocópias e depois os modernos meios de reprodução gráfica.

Inicialmente, 120 mil pessoas tinham acesso direto aos boletins que saíam periodicamente, e tratavam de reproduzir, espalhar entre muitos os ensinamentos.

A distribuição total de boletins chegou a casa de 1,6 milhão de exemplares. No formato de um caderno, 14 x 21 cm, geralmente os boletins tinham 4, 8 ou 12 páginas, mediante o assunto.

Os alunos e amigos reuniram os boletins originais e fizeram este maravilhoso livro. A primeira edição saiu em 2001.

Em tempo: todos estes boletins, suas cópias e esta rede de pessoas dedicadas faziam/fazem tudo de forma voluntária. Os boletins eram e ainda são até hoje, inteiramente grátis.

Um comentário:

Marcia Cristina disse...

Estou lendo o livro do mestre Kaor Tanida, Voce ainda pode e deve ser feliz. Muito bom o livro. Nos ajuda a refletir sobre nossas atitudes no dia-a-dia.
Nos ajuda a ser melhores como seres humanos.