domingo, 28 de fevereiro de 2010

Deus e o Budismo

Respeitamos todos os que afirmam ser o Budismo ateu e/ou agnóstico e/ou cético, mas, hoje, temos outra interpretação. Vemos o Darma como uma religião revelada por Deus. Esta revelação aconteceu quando Sidarta atingiu ou alcançou a iluminação. Neste blog já tratamos desse tema. Vejamos outra fonte:

Está em Udana – La Palabra De Buda, de Carmen Dragonetti, editora Barral, 1972, Barcelona, 264 páginas.

A autora nasceu em 1937, em Buenos Aires. É formada em Filosofia na Universidade de San Marcos, Lima. Tem outros livros e vários artigos publicados autorizando-a como uma conceituada pesquisadora e tradutora do Darma.

No livro em questão ela traduziu diretamente do Cânon Páli e afirma que o termo “udana” pode ser lido como pronunciamento, declaração ou palavra. Ou seja, as palavras são atribuídas ao próprio Buddha.

Logo no início, página 40, encontramos a estrofe:

“Quando as coisas se revelam
Em sua verdadeira natureza
O sábio que medita com fervor
Desaparecem todas suas dúvidas
Já que descobre
Que tudo tem uma causa”.

Ora, se as palavras são consideradas do próprio Sidarta Gautama. E é um texto canônico, sagrado, vejam a última linha: “tudo tem uma causa”.

Se tudo tem uma causa, se tudo tem uma origem, então, este universo, este Cosmo tem uma causa, tem uma origem. Em linguagem ocidental, afirmamos que a causa, a origem do Universo é Deus.

Observe que o Mestre Gautama não disse “quase tudo tem uma causa”, mas sim “tudo”. Deduzimos, portanto que, Buda Primordial, Adhi-Buddha é o Deus Criador de todas as coisas.

Reverências a Ele ! Glória a Ele ! Senhor Buddha !

Nenhum comentário: