segunda-feira, 22 de março de 2010

Buddha e Shiva

Nosso blog é um momento de estudo, investigamos as diversas vertentes das grandes religiões, deste modo, vamos hoje falar do interessante culto com o título acima.

Na Ilha de Báli, a maioria da população faz uma saudável união entre o Budismo e o Shivaísmo, e em outros locais da Ásia também. É chamado de Budismo Himaláico. O corpo de prazer do Buddha é o mesmo de Beatitude Eterna que o leva ao nirvana.

Os praticantes são arrebatados ao “sétimo céu” que inclui a mística e o erotismo. É um tema comum na arte khmer, que vem do Camboja. Na entrada desses templos budistas vê-se um falus erectus.

As cerimônias são realizadas por “sacerdotes de Buda e brâmanes de Shiva”. O desejo sexual é um método, caminho espiritual. Alquimia tântrica.

Veja foto e explicações no ótimo livro Uma Outra História Das Religiões, de Odon Vallet, editora Globo, páginas 218 e 219.

Um comentário:

heliomonteiroeja@gmail.com disse...

Eu já sabia desse sincretismo. Gostaria de se possível obter maiores informações sobre o fenômeno religioso do Shiva-Budismo (q também é praticado no Nepal).