sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Adote Uma Árvore, janeiro/2099

Adote Uma Árvore
Sta. Teresa, janeiro/09 – Ano II – nº 19.
antoniocpbr@click21.com.br
http://budismoprimordialrio.blogspot.com
Antonio Carlos Rocha (professor)
Editorial:
Livro do Mês

“E o acidente com o bondinho de Santa Teresa? Trágico, não? Acompanhamos tudo pelos jornais e pela televisão. É uma pena que se pense em substituir os bondes por malfadados ônibus, tão agressivos e antipoéticos. Bastaria que fossem mais bem conservados. Uma das melhores coisas que nos aconteceram aí no Rio foi ter subido a Santa Teresa de bondinho, ao seu encontro...”

O trecho acima é parte de uma carta que foi escrita em 04/05/1981. Está no livro O Monge do Hotel Bela Vista, de Edmílson Caminha. Tem como subtítulo “edição comemorativa dos 80 anos de nascimento do escritor Antonio Carlos Villaça”.

São 61 cartas que Edmilson Caminha, na época morando em Fortaleza, trocou com o consagrado jornalista e escritor Antonio Carlos Villaça, que durante anos residiu em nosso bairro e habitava o Hotel Bela Vista.

Estivesse vivo hoje e Villaça teria completado, no ano que findou, 80 anos. Mas ele continua vivo como um dos grandes memorialistas brasileiros.

O poeta Carlos Drummond de Andrade chamava-o de “Dom Abade das Letras”. É que Villaça era uma espécie de monge leigo beneditino, conforme registramos aqui, meses atrás.

A correspondência entre Caminha e Villaça ocorreu ao longo de 12 anos, de 1980 a 1991. E naquelas missivas desfilam os grandes, médios e pequenos nomes da Literatura Brasileira, perfazendo assim uma ampla aula, onde são abordados diversos aspectos culturais de nosso país.

A publicação esteve a cargo da Thesaurus, uma editora da capital federal, onde Edmilson Caminha, está radicado há alguns anos.

Fortaleza, Santa Teresa, Brasília. E o nosso tão castigado bondinho continua aí, firme e forte... aos trancos e barrancos... capengando... mas, sobretudo, poético... ecológico... não poluente...
.............................................

* Se você concordar, pode tirar cópias e passar adiante. Obrigado !

* Mantenha a cidade limpa e o seu bairro também. Não jogue esta folha no chão. Se não quiser deixe em uma banca de jornal. Peça ao jornaleiro, sempre vai aparecer alguém interessado.

* Entre, visite e conheça a Amast – Associação de Moradores e Amigos de Santa Teresa: www.amast.org.br

* Oração da Serenidade: “Concedei-me Senhor*, a Serenidade necessária para aceitar as coisas que não posso modificar. Coragem para modificar aquelas que posso e Sabedoria para distinguir uma da outra”.

(*) Poder Superior, na forma em que cada um concebe: Alá, Buda, Cristo, Deus, Ecossistema, Natureza, Vida etc.

* Utilidade Pública: Visite o site e recomende este ótimo grupo anônimo : http://www.slaa.org.br/br/index.htm é o DASA - Dependentes de Amor e Sexo Anônimos (para pessoas que têm comportamento obsessivo/compulsivo sexual ou emocional).

* Atualize sua anuidade da Amast. Apenas R$ 10,00. O bairro agradece.
* Inicie e termine o seu dia, a sua reunião, a sua conversa, o seu trabalho com a Oração da Serenidade.

* Conversando recentemente com uma professora que viveu alguns anos na Europa e agora retornou ela nos diz que em vários países os governos estão estimulando os bondes como transporte de massa, além dos trens balas, trens comuns e metrôs, porque não poluem e são mais baratos. Os governos desestimulam o uso do automóvel particular e estacionamentos que, além de poluírem causam engarrafamentos e transtornos vários nas cidades. Nosso querido bairro bem podia ser um exemplo, vamos continuar estimulando o bonde como transporte de massa...

* Alô moradores e amigos de Santa Teresa, vamos prestigiar a feirinha que tem toda sexta-feira na Rua Felício dos Santos. Comparecendo e comprando os produtos. Solicitamos às autoridades competentes que coloquem guardas municipais na citada rua, cavaletes e clones orientando o trânsito no local.

* “Fazer primeiro as coisas primeiras: Este lema (das irmandades anônimas) nos sugere a adoção de um método muito simples, porém, eficaz, de ordenarmos nossas atividades, ou a solução de nossos problemas, de forma a agirmos com equilíbrio e sensatez. Muitas vezes, são tantas as coisas que temos para fazer que não sabemos nem por onde começar. É bem possível que tentemos fazer tudo ao mesmo tempo, atabalhoadamente. Ficamos então atordoados e confusos, podendo mesmo deixar-nos envolver pelo desânimo e frustraçãol”. (fonte: Enabra, SP).

*dicas naturalistas:

“Cenouras – um fantástico purificador da bile e das matérias mortas presas no fígado, as cenouras cruas – tanto integrais quanto o seu suco – proporcionam muitos dos elementos e das vitaminas necessitados pelo homem (alguns pesquisadores julgam que eles contem tudo). As cenouras têm um grande conteúdo de potássio, de cálcio, de ferro, de magnésio, de manganês, de enxofre, de cloro, de fósforo e de proteínas, sendo uma das melhores fontes conhecidas de vitamina A”.

“Alho – Poderoso purificador do sangue, estimulante, digestivo, purificador sistêmico e diurético, o alho tem um efeito benéfico sobre o sistema linfático e é um poderoso e valioso purificador das mucosas, especialmente dos pulmões, dos seios nasais, do nariz e da garganta. Ele tem uma reputação de ser poderoso antibiótico, porém pode ser um pequeno irritante dos rins. Sua ação purificadora do sangue também torna o alho extremamente útil em condições de alta pressão arterial. Também serve como purificador da linfa. O alho é mais eficaz empregado cru nas saladas ou como tempero em outros alimentos. Acredita-se que a mastigação de diversos dentes de alho cru no início de um resfriado seja suficiente para afastá-lo totalmente. O suco de alho cru também pode ter um efeito muito poderoso: o de estancar o câncer”.

*”Alho Porro – Estimulante do pâncreas, bom purificador do organismo, estimulante digestivo e purificador da corrente sanguínea, o alho porro é também estimulante dos músculos quando estão sobrecarregados de ácido úrico. Este membro da família da cebola é rico em potássio, cálcio e vitaminas B e C.; contém também fósforo, cloro e enxofre. O alho porro deve ser comido cru, junto com outros alimentos, em saladas ou puro”.

(O Livro da Cura Natural, ed. Ground, 1994, páginas 122, 123, 124).

* Anuidade da Amast: menos de R$ 1,00 por mês. Colabore, prestigie seu bairro.

Nenhum comentário: