sábado, 31 de janeiro de 2009

TPM = Teologia Primordial Mahayana

A ótima Revista Budista Lótus, publicação trimestral do Templo Nyorenji, HBS em Curitiba, acaba de lançar a sua mais recente edição, abrangendo os nºs. 102, 103 e 104, formato 14 x 21, em um total de 108 páginas.

O editor é o nosso Mestre (Odoshi) Kyohaku Correia e a direção está a cargo do Arcebispo Saito Hoomei. Maiores detalhes o leitor encontra no site www.budismo.com.br

Vejamos alguns trechos da página 100:

“Na famosa escritura Daitidoron, de Ryuujyu (Pai do Budismo Mahayana, Nagarjuna, que viveu entre 150 e 250) consta sobre a fé da seguinte forma: Receba pela força da fé e preserve com a energia da mente”.

Ou seja, a análise é feita a partir da metodologia da “devoção”. E no parágrafo seguinte o Grande Mestre Nagarjuna nos explica:

1 – Fé é ausência de dúvida.
2 – Fé é obediência na acepção da palavra.
3 – Fé é distintivo da determinação.
4 – Fé é a mais pura qualidade da pureza.

“No Budismo Primordial, de acordo com Nissen, ainda salientamos que fé é ação. E que ação é orar o Mantra Sagrado Namumyouhourenguekyou. Portanto, de acordo com o Budismo Primordial, o seguimento dos 4 aspectos da fé dissociados da oração, acaba por fim descaracterizando a própria fé. Este cuidado é muito importante”.

Nenhum comentário: