domingo, 11 de janeiro de 2009

As Quatro Novas Nobres Verdades

Antonio Carlos Rocha

O outro lado da dor é alegria, felicidades, satisfação, ternura, harmonia, paz de espírito, compaixão, amor ao próximo, generosidade, caridade etc. Podemos sintetizar tudo isso e muito mais que não escrevi em uma palavra: felicidade.

Ao longo dos séculos, muita gente boa interpretou mal o Budismo. Fazendo uma leitura ao pé da letra, pensaram que se tratava de derrotismo, negativismo, niilismo, ceticismo, depressão, masoquismo etc.

O Venerável Mestre Hsing Yun, patriarca da linhagem Budismo Humanista, presentificada no Brasil através do famoso Templo Zu Lai, entre outras, afirma isso. Ver o livro A Essência do Budismo, onde à página 28 (BLIA, 2003) declara: “Na história do Budismo houve muitos casos em que o sentido dos ensinamentos de Buda foi mal interpretado por causa de traduções incorretas”.

Em pleno século XXI, umas das novas formas de se compreender o Darma Búdico é através do que chamamos de “As Quatro Novas Nobres Verdades”, a saber:

1 – A nova nobre verdade de que em tudo reside a felicidade.
2 – A nova nobre verdade de que toda felicidade tem uma origem.
3 – A nova nobre verdade de que a origem da felicidade é o Caminho.
4 – A nova nobre verdade de que o Caminho é Óctuplo.

A última frase se desdobra nos itens: a) palavra correta, b) ação correta, c) meio de vida correto, d) esforço correto, e) plena atenção correta, f) concentração correta, g) pensamento correto, h) compreensão correta.

Este quarto item não é novo, queremos informar que é uma das recomendações mais importantes de Buda, mas a recomendação a seguir é nova: estes desdobramentos devem ser recitados, como se fosse uma oração, todos os dias, devem ser praticados e vivenciados diuturnamente.

Se você olhar só para a dor de que falava Saquiamuni, é bem possível que você tenha uma visão negativa do Caminho. Mas se olhar para o outro lado que é a libertação da dor, então teremos uma leitura correta, isto é, uma leitura positiva, construtiva.

Boas re-leituras !

Nenhum comentário: