segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Terra Sagrada da PL no Brasil

Salve Rogel,

Estou de volta, obrigado pela postagem - com letras grandes - do meu artigo aos telenovelistas, vc havia falado das letras grandes e eu tinha esquecido.

Quanto ao Lensei, é o termo japonês que usam para "retiro espiritual", significa "aprimoramento". Um local belíssimo, muito grande, imenso, em Arujá, SP. Não consigo precisar, mas são terras montanhosas. Silêncio absoluto, na região não existe mais nada só o Seiti - Terra Sagrada da PL. Tudo muito bem confortável:

Auditório para 1500 lugares, cadeiras acolchoadas, equipamentos de última geração, data show etc. Especificamente nesse primeiro fim de semana do ano de 2009 tinham mais ou menos 550 participantes, isso mesmo, quinhentos e cinquenta pessoas de todo o Brasil, desde um casal que almoçou na mesma mesa comigo, uma das vezes. Eles eram de uma cidade do Amazonas que fica a 8 dias de barco de Manaus, até o sul do país.

O refeitório deve caber umas 1000 pessoas, pois tem as laterais tipo varandas. A cozinha é industrial e os voluntários são todos membros da PL, uniformizados de branco, avental e touca. A metade das paredes da cozinha é de vidro, ou seja, quem está da varanda, pode ver como a comida é feita.

Os alojamentos são confortáveis: são camas estilo japonês, cada quarto tem 16 colchões. Homens e mulheres em alas separadas - claro! -, chuveiros com água quente e fria, desde às 6 da manhã ao acordamos até às 22:30 quando as luzes são desligadas. Os que trabalham nas atividades de manutenção e atendimento acordam, imagino, às 5.

Assim que chegamos recebemos crachás, tudo computadorizado. Coisa de japonês, tudo muito bem organizado e disciplinado. O local é treinamento dos "mestres" e "assistentes de mestres" da América do Sul e ao longo do ano, vem os alunos e seminaristas de outros países do Cone Sul. Os mestres e assistentes vestem uma batina preta até o pescoço, de mangas compridas, existem mestres e mestras, podem casar, constituir família.

No próximo dia 1º de fevereiro vão inaugurar um ginásio coberto poli-esportivo para 6 mil pessoas, tipo o que se viu nas olimpíadas. Imagino que além dos jovens e das atividades da PL, eles vão alugar para campeonatos, pois ao visitarmos todo mundo dizia que era coisa de primeiro mundo.

Em termos de ensinamento tudo é focado na PL, eles não têm meditação silenciosa, mas preces e orações a partir de um mantra. Toda e qualquer atividade que vamos fazer, realiza-se, antes e depois, o pequeno ritual com o mantra, logo é uma forma de manter a concentração e a plena atenção.

Segundo me disse uma antiga praticante que conhece o Niyingma e vez por outra frequenta o grupo tibetano na Rua Voluntários da Pátria, no Rio, a PL é um budismo bem prático, focando os nossos objetivos e nossas metas.

Bem, desculpe o longo e-mail, fiquei animado. Mais adiante vou escrever sobre as energias espirituais que senti lá.

Uma das coisas que me chamou muito a atenção, é o sentido de união, de unidade que eles têm. Deduzi que é a força da sangha. Há uma irmandade, tanto faz ser de qualquer região do Brasil eles se sentem integrados, unidos. Infelizmente, lembrei então das brigas do budismo que separam e afastam as pessoas. Quando em um grupo de meditação temos 5 pessoas ficamos felizes e lá eles reúnem 550 participantes e ainda afirmam que têm pouca gente. Claro, bem sei que eles têm briguinhas, discórdias, mas parece que isso não prejudica o todo.

Foi uma boa experiência.
Abração
Antonio

Nenhum comentário: