A revista Ciência da Felicidade, publicação mensal da linhagem budista de mesmo nome, em seu número 168, maio de 2009, focaliza nas páginas 24 e 25, a vida e a obra do filósofo e teólogo norte-americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882).
Formado em Harvard, criou uma corrente que ficou conhecida como “Novo Pensamento”. A inspiração para esta teoria encontra-se na doutrina budista ortodoxa Theravada conhecida como “Lei da Originação Dependente”. Emerson chamou de “Lei da Compensação” e explicava: “quando se envida um esforço honesto por um fim honesto, a recompensa sempre chega”. Foi a partir de seus escritos que surgiu o que atualmente é conhecido como “Auto-Ajuda”, responsável por uma infinidade de livros nas mais diversas línguas.
Mestre Ryuho Okawa, fundador e presidente da Ciência da Felicidade afirma, na citada edição, que a alma de Emerson nasceu bem antes, na Grécia antiga como Sócrates, o pai da filosofia grega e depois como Hui-Kuo – sétimo mestre do budismo tântrico shingon. “Hui-kuo foi um dos grandes mestres do budismo tântrico e ensinou todos os pontos esotéricos ao famoso monge japonês Kukai”.
Hui-kuo (746-805) não confundir com Hui-K´e ou Hui-ko que foi discípulo de Bodhidarma, era um conceituado mestre da linhagem japonesa Shingon = Verdadeira Palavra.
segunda-feira, 18 de maio de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário