domingo, 17 de maio de 2009

Teologia Muçulmana

A recente e importante visita do presidente Lula à Arábia Saudita me fez lembrar deste ótimo livro: Os 99 Nomes de Deus no Alcorão. Mas, o que uma coisa tem a ver com a outra, perguntarão alguns?

Penso que a viagem de nosso presidente foi acertada. Estreitarmos os laços de amizade com aquele país e povo de cultura antiqüíssima. E com estes laços vem o intercâmbio comercial e outros mais.

Além disso, milhões de brasileiros são descendentes dos árabes. Dizem os espíritas que o Espírito de Ismael (citado na Bíblia como o primeiro árabe) é o Anjo da Guarda do Brasil, ou seja, o Nosso Guia Espiritual.

Portanto, vamos pedir que o Arcanjo Ismael abençoe e proteja o presidente Lula e o seu governo, o primeiro Chefe de Estado Brasileiro a visitar aquela nação.

Quanto ao citado livro do primeiro parágrafo, foi publicado pela Editora Vozes, em 1999, tem 276 páginas, autoria de Gabriel Mandel, conceituado professor das universidades de Bruxelas, na Bélgica; Turim, na Itália; Konya, na Turquia e Córdoba, na Espanha.

“Segundo a teologia muçulmana, os Nomes de Deus – representação vocalizada dos seus atributos – são quatro mil. Mil desses nomes são conhecidos somente por Deus; mil por Deus e pelos anjos; mil por Deus, pelos anjos e pelos profetas, e mil por Deus, pelos anjos, pelos profetas e pelos crentes (os praticantes). Destes últimos mil, trezentos são mencionados na Torá (hebraica), trezentos nos Salmos (da Bíblia), trezentos nos Evangelhos (de Jesus) e cem no Alcorão. Destes cem, noventa e nove são conhecidos pelos fiéis comuns, ao passo que um é escondido, secreto e acessível apenas aos místicos mais iluminados”.

É por este motivo que o rosário muçulmano tem 99 contas. Uma das orações-meditações consiste em recitar e mentalizar estes 99 nomes.

Nenhum comentário: