sábado, 24 de outubro de 2009

Emmanuel - Espírito Iluminado

Um sr. me questionou a respeito de uma postagem sobre Allan Kardec. Esclareço que nasci e me criei em lar kardecista: meu pai era fundador e presidente de centro espírita, minha mãe era professora da Escolinha do Evangelho para Crianças, aos domingos, pela manhã; meus demais irmãos, até hoje freqüentam casas espíritas em Brasília e no DF; e eu, na adolescência fui secretário da Mocidade do Centro Espírita Emmanuel, na cidade satélite do Gama, DF, anos 1960.

Muito admiro e respeito o Codificador da Doutrina Espírita, ainda hoje, sempre que o tempo permite visito centros espíritas, assisto as reuniões e estou sempre inteirado do ótimo movimento editorial espírita brasileiro.

Por falar em Emmanuel, vale a pena registrar este pequeno grande livro de bolso: Confia E Segue, através da psicografia de Chico Xavier, editora GEEM, de São Bernardo do Campo, SP, 112 páginas. Aliás, as edições Geem, são muito bem cuidadas, visualmente, e a capa deste volume, que cito agora, é algo belo e digno de nota.

Me encanta o estilo literário de Emmanuel. É o que nós, professores de Literatura, chamamos de “o prazer da leitura”. Às vezes, a partir de uma simples palavra Emmanuel tece magníficas reflexões que nos acompanham ao longo da vida. Não devemos nos esquecer também do talento de Chico Xavier.

Nenhum comentário: