segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Je Tsongkhapa

Ontem, visitei o Templo Kadampa de Botafogo, RJ. Era o Dia dedicado a Je Tshongkhapa (1357-1419), dentro daquela tradição. Parabéns a tudo que vi, assisti e participei. Uma cerimônia muito agradável que me deixou bem leve ao final. Com direito à comemoração de aniversários de duas praticantes.

Fui muito bem recebido. Ganhei folhetos, opúsculos. Ótimo astral. É uma linhagem que tem crescido em todo o mundo e no Brasil já conta com vários centros. Em nosso Estado, o município de Campos dos Goytacases é o mais novo a ter representação Budista Kadampa.

Eles têm um programa de formação de professores e monges bem didático. A pedagogia aplicada me pareceu perfeita, daí o sucesso deles.

Em Cabreúva, SP, estão construindo um mega Templo, que será inaugurado no próximo ano com a presença do chefe da linhagem Venerável Geshe Kelsang Gyatso, que reside na Inglaterra.

Atualmente a denominação conta com 1100 centros de Darma e filiais em todo o mundo. Uma das formas interessantes para manutenção financeira da ordem, além da tradicional venda de livros, cds e dvds é a hospedagem em uma peculiar rede de hotéis budistas kadampa.

Congratulações, reverências e boa sorte a estes irmãos no Darma !

www.budismo.org.br

Nenhum comentário: