quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Kompira - Papai Noel Budista-Xintoísta

Na cidade de Mirandópolis, SP, encontramos o grande santuário Kompira do Brasil. É a cópia fiel dos santuários dessa linhagem no Japão. No país do Sol Nascente existem 700 santuários dedicados ao Bodhisatva Kompira. É um deva, um espírito de luz, uma deidade, uma divindade; em termos budistas, um yaksha; em termos xintoístas, um kami, um deus. Kompira faz a união entre budismo e xintoísmo.

Este culto vem da Índia, dos tempos védicos. Kompira é o deus Kubera, em sânscrito ou Kuvera, em páli. É o deus da prosperidade, das riquezas (materiais, emocionais, astrais, espirituais etc), é o Yaksha da Boa Sorte e da abundância de coisas boas.

Também é o Protetor das Leis do Budismo, do Dharma. Originário da Índia, este culto esotérico passou para a antiga China e de lá para o Japão.

Kompira é o líder dos espíritos, o chefe dos yakshas, faz parte da equipe do Buda da Medicina que no Japão é mais conhecido como Yakushi Nyorai, o Buda dos Remédios. Kompira é um dos doze yakshas que andam sempre com a falange de Yakushi Nyorai.

Kompira aparece assim: tem o tronco atarracado e é um pouco barrigudo. Anda sempre com um saco às costas levando coisas boas para os devotos (quem sabe reside aí uma das origens de Papai Noel?) e uma garrafa para beber água fluidificada, o néctar do Buda da Medicina, água sagrada da saúde e da imortalidade Às vezes aparece com um cajado, dos antigos mestres zen andarilhos e uma bolsa a tira-colo. Kompira é o Rei do Quadrante Norte.

No livro sagrado dos hindus, Bhagavad Gita, X, 23, ele é o Rei dos Reis e o Rei dos Homens.

Nos altares da Mahikari ele está sempre presente, mas é carinhosamente chamado de Izunomê. O deus que materializa, concretiza as boas coisas para os kumitês, os praticantes da Mahikari. Diariamente, pela manhã e à noite fazemos preces para este deus.

Namu Kompira, Namu Kubera, Namu Kuvera, Namu Izunomê – nossa reverência e gratidão !

Nenhum comentário: