sábado, 3 de outubro de 2009

Profetas da Esperança

Com o título acima, aconteceu na PUC-RJ, de 28/09 a 02/10, a Semana da Cultura Religiosa: Construindo Caminhos de Lucidez e de Transformação. Cerca de 100 participantes se fizeram presentes: alunos, professores e visitantes.

Entre os temas abordados houve um debate no início da semana com o sr. Alexander Lacks, sobrevivente do Holocausto. Nos outros dias: a profa. Eliana Yunes, da PUC-RJ: Poesia e Sentimento Religioso: Teo-poética – Cátedra Unesco de Leitura. A profa. Sandra Korman Dib, PUC-Rio: Planejamento de Vida. O padre Ricardo Rezende e prof. da UFRJ, debate sobre o filme: Expedito em busca de outros nortes. O prof. e padre Libânio, Faje – BH, MG: Caminhos de Lucidez e Transformação. O prof. Celso Carias, PUC-Rio e o aluno Júlio Mendes, do Serviço Social: As Comunidades Eclesiais de Base pelo Brasil. Oficina de Danças Circulares com Denise Nagem.

Encerrando a semana tivemos a Celebração Inter-Religiosa com o padre Geraldo, prof. da PUC-Rio, o pastor Edson da Igreja Cristã de Ipanema e, falando sobre o Budismo, este que vos escreve.

Tendo como tema base Profetas da Esperança, o padre Geraldo falou sobre Dom Helder Câmara, o pastor Edson destacou passagens da vida e da obra do pastor batista Martin Luther King e, sobre o Darma, destacamos a vida e a obra do monge budista e profeta japonês Nichiren.

Um detalhe interessante é que o pastor batista Martin Luther King, indicou o monge zenbudista vietnamita Thich Nhat Hanh como candidato ao Prêmio Nobel da Paz.

Vemos assim que o diálogo inter-religioso é possível, louvável e recomendável. Parabéns aos organizadores e participantes do evento.

Acesse:
www.puc-rio.br/puc-riodigital

www.igrejacristadeipanema.org.br

Nenhum comentário: